Vira Vida no DF integra a Frente pela Educação em Direitos
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 21 Agosto 2018 16:09
Na tarde de quarta-feira (13), a Defensoria Pública do Distrito Federal, por meio da Escola de Assistência Jurídica, lançou a Frente pela Educação em Direitos. O objetivo é a promoção e a divulgação de atividades voltadas para a socialização de conhecimento jurídico básico. O programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) integra o grupo.
A iniciativa reúne órgãos, entidades civis e instituições particulares em prol da educação em direitos. Na cerimônia de lançamento, na sede da Defensoria Pública, os parceiros assinaram um protocolo coletivo de intenções, que acolhe textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, além de artigos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O documento orienta a implantação, o acompanhamento, a participação e a avaliação das atividades e a reponsabilidade de garantir, social e pedagogicamente o atendimento das necessidades de educação.
A defensora pública-geral do DF, Maria José Silva, destacou que a sociedade tem o dever de acolher aqueles que mais necessitam. “A educação é a ferramenta mais poderosa para mudar o mundo, e o projeto casa com essa ideia, de estabelecer um trabalho em conjunto.”
Um dos focos da Frente pela Educação em Direitos é mudar o cenário da cultura da informação, da cidadania e da dignidade da pessoa humana com ações integradas entre as entidades. “Aderimos à frente com a intenção de termos mais um mecanismo de quebrar paradigmas e de conscientizar as pessoas sobre a valorização da vida”, afirma a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima (foto).
O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica, educação profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos. O objetivo principal é a inclusão social e produtiva dos jovens atendidos
Integrantes da Frente pela Educação em Direitos
Associação da Carreira Auditoria Tributária do DF
Associação de Defensores Públicos do DF
Associação dos Conselheiros Tutelares do DF
Associação dos Magistrados do DF
Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do DF
Centro de Apoio ao Surdo
Comunhão e Direito
Controladoria-Geral do DF
Defensoria Pública do DF
Espaço Mege
Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade
Instituto de Direito Público
Observatório Social de Brasília
Pastoral do Menor de Brasília
Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional
Secretaria da Fazenda do DF
Secretaria de Educação do DF
Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude
Secretaria-Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do DF
Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Vira Vida DF
Veja mais imagens do evento no link.
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra