Sesi Taguatinga realiza 1ª Feira Literária

feira do livro sesi tagua

A unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi invadida por uma onda de arte e cultura, nessa quarta-feira, 20 de junho, com a 1ª Feira Literária da escola. Os estudantes do Ensino Médio foram divididos em grupos e organizaram apresentações de música, teatro, pintura e contaram histórias de clássicos da literatura para professores e alunos de outras turmas. Durante a feira houve, ainda, troca de livros.  

A preparação para a 1ª Feira Literária teve início em março, momento em que os alunos começaram a arrecadar livros e a preparar as apresentações. O projeto é interdisciplinar e envolveu professores de outras disciplinas, como Artes e História. A Feira Literária do Sesi Taguatinga foi montada na praça central da escola e as apresentações culturais ocorreram na Sala Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi, também nas dependências da unidade.

A necessidade de incentivar o hábito da leitura para auxiliar os alunos na escrita foi o motivo que levou a professora de Gramática e Literatura Denise Ximenes a tirar a Feira do papel. “Os professores e alunos abraçaram o projeto e ficaram empolgados. O resultado pôde ser visto na qualidade dos trabalhos e na quantidade de obras arrecadadas”, diz.

Cada uma das nove turmas do Ensino Médio ganhou um clássico da literatura para que os alunos lessem e fizessem a contextualização histórica e social da obra. A Ilíada, de Homero; O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato; e Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa foram alguns dos livros escolhidos pelos professores para ser apresentados pelos estudantes. “Gosto muito de livros de aventura, mas foi graças ao trabalho da professora Denise que passei a admirar os clássicos”, conta a estudante do Maria Rosália, 17 anos. 

Mais de 1,8 mil títulos, entre clássicos da literatura e quadrinhos, foram doados à 1ª Feira Literária. Não houve limite de livros a serem trocados. “A única regra é deixar um livro para levar outro. O evento é uma maneira de nos fazer ler mais. Gostei muito do trabalhar no projeto”, diz a estudante Lorranny Carvalho, 16 anos, que fez durante o evento rodas de leitura com alunos do Ensino Fundamental I.

Os livros arrecadados pela Feira serão doados a instituições de caridade.

Veja aqui mais imagens da Feira Literária.

Texto: Marcus Fogaça

Fotos: Hélio Montferre

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2