Senai-DF e Sesi-DF estarão na Campus Party

[Atualização em 27 de junho: A área Open Campus vai funcionar a partir de quinta-feira (28) por conta do jogo da seleção brasileira, de quarta-feira (27), na Copa do Mundo 2018]

De quarta-feira, 27 de junho, a domingo, 1º de julho, ocorrerá a Campus Party Brasília, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A capital receberá pela segunda vez o evento, um dos maiores festivais de tecnologia do mundo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Senai-DF e Sesi-DF) terão um estande na Open Campus, área gratuita.

A edição deste ano contará com três espaços: Arena, Camping e Open Campus. Os dois primeiros são para inscritos – o primeiro tem o palco principal e o segundo é o local de acampamento dos campuseiros, como são chamados os participantes que ficam instalados no local do evento. Eles terão acesso a uma programação de palestras e de workshops com, ao todo, 300 horas de conteúdo. Além disso, haverá campeonato de games, parada cosplay (pessoas vestidas de personagens) e desafios de hackathon – disputa de hackers a fim de explorar dados abertos por horas ou até dias.

Na Open Campus, as equipes das três escolas Sesi-DF vão apresentar os projetos relacionados à água que desenvolveram para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. São maneiras de reduzir o consumo do recurso e de reaproveitá-lo.

Três equipes – Legofield, do Sesi Gama, Bisc 8, de Sobradinho, e Albatroid, de Taguatinga – vão se revezar em um estande de 27 a 29 de junho, das 10h às 18h. Com peças de Lego e sob a orientação de professores, os jovens construíram e programaram robôs. Eles vão mostrar ao público as soluções inovadoras e compartilhar o que aprenderam.

O Senai-DF estará no local nos cinco dias da programação, das 10h às 21h, com exceção do dia 1º, quando as atividades se encerrarão às 16h. A instituição exibirá a metodologia utilizada nas salas de aula em seus cursos técnicos: a realidade aumentada. Com a ajuda de um aplicativo, o aluno pode ver parte do conteúdo das apostilas em formato tridimensional, o que facilita a aprendizagem e a compreensão.

Os visitantes do evento também poderão interagir com a realidade virtual, por meio do Microsoft HoloLens, um par de óculos 3-D. Com ele é possível, por exemplo, assistir a uma aula do curso de Mecânica Automotiva e ver o motor de um carro de vários ângulos.

Como participar

Ainda é possível se inscrever para a Campus Party Brasília. Os valores dos ingressos variam de R$ 150 a R$ 370. Os menores de idade que quiserem participar do evento têm de estar acompanhados dos responsáveis, que devem preencher uma ficha no site do festival.

Para a Open Campus, aberta ao público e gratuita, não é preciso fazer inscrição. Não há restrição de idade.

Histórico

A Campus Party surgiu na Espanha, em 1997. No Brasil, o evento ocorre há dez anos. A primeira edição, em São Paulo, reuniu 3,3 mil participantes. Brasília adotou o festival em 2017, e o encontro foi no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No País, a realização é do Instituto Campus Party.

Ocorreram edições em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2