Área gratuita da Campus Party é inaugurada

A Open Campus, área aberta ao público e gratuita da Campus Party Brasília, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (28). A programação do evento segue até 1º de julho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) estão com um estande no espaço.

As equipes das três escolas do Sesi-DF vão apresentar os projetos relacionados à água, desenvolvidos para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. São maneiras de reduzir o consumo do recurso e de reaproveitá-lo.campus party sesi senai df

Legofield, do Sesi Gama, Bisc 8, de Sobradinho, e Albatroid, de Taguatinga, vão se revezar no estande de 28 a 30 de junho, das 10h às 18h. Com peças de Lego e sob a orientação de professores, os jovens construíram e programaram robôs. Na ocasião, eles vão mostrar ao público as soluções inovadoras relacionadas ao consumo consciente da água, enquanto fazem as demonstrações dos robôs, em uma mesa de desafios.

O pequeno Adalto Júnior Figueiredo, de 10 anos, ficou encantado com o trabalho da equipe Legofield. “Eu adoro tecnologia e Lego, mas nunca imaginei que os dois poderiam se juntar. Achei um barato”, contou empolgado. O garoto foi ao evento acompanhado do pai, Adalto Figueiredo. “É ótimo ver os jovens buscando novas ferramentas de aprendizado, pois acredito que para construir um robô é necessário estudar vários assuntos”, disse.

A Robótica faz parte da grade curricular das escolas do Sesi-DF e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. 

O Senai-DF, que está no mesmo estante, vai participar dos quatro dias de programação, das 10h às 21h, com exceção do dia 1º, quando as atividades da Campus Party Brasília se encerrarão às 16h. A instituição exibe a metodologia utilizada nas salas de aula em seus cursos técnicos: a realidade aumentada. Além disso, haverá demonstrações da realidade virtual, outra ferramenta à disposição dos docentes da instituição, por meio do Microsoft HoloLens, um par de óculos 3-D.

campus party bsb sesi senai df“Estamos demonstrando que é possível trabalhar conteúdos didáticos por meio da tecnologia, de forma atrativa e dinâmica”, explica a professora de Administração do Senai Gama Francispaula Costa.

Na Open Campus, o público vai poder ver mostras de projetos acadêmicos e startups, oficinas, palestras e competição de drones, além de visitas guiadas ao Biotic – Parque Tecnológico de Brasília. O último é feito pelo Governo de Brasília.

As inscrições para ir visitar o Biotic devem ser feitas nos dias 28 e 29 de junho, durante o evento, no estande do governo, e as saídas serão de acordo com a procura. A ideia é mostrar o local a pessoas ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação. Haverá traslado de ida e volta.

Arena e Camping

As duas áreas são pagas – a primeira tem o palco principal e a segunda é o local de acampamento apenas para a permanência dos campuseiros, como são chamados os participantes que ficam instalados no local do evento. Os pagantes de qualquer uma das áreas terão acesso a uma programação de palestras e de workshops com, ao todo, 300 horas de conteúdo. Além disso, haverá campeonato de games, parada cosplay (pessoas vestidas de personagens) e desafios de hackathon – disputa de hackers que explora dados abertos por horas ou até dias.

O grupo de amigos Gabriel Gomes e João Carlos Corrêa, ambos de 19 anos, e a Angelina Ribeiro, de 21 anos, todos estudantes de Jogos Digitais, decidiram ir à Campus Party para participar das disputas de hackathon e fazer networking. “Vamos aprender técnicas da área e conhecer profissionais renomados e qualificados, é uma oportunidade única”, disse João.campus party brasilia sesi senai df

Como participar

Ainda é possível se inscrever para a Campus Party Brasília. Os valores dos ingressos variam de R$ 150 a R$ 370. Os menores de idade que quiserem participar do evento precisam estar acompanhados dos responsáveis, que devem preencher uma ficha no site do festival.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está com um estande na Open Campus oferecendo 200 ingressos por dia para quem entregar o seu equipamento antigo (notebook, CPU, monitor). O ingresso dá ao campuseiro o direito de entrar na Arena e de credenciar um computador, para usar a internet.

Para a Open Campus, aberta ao público e gratuita, não é preciso fazer inscrição. Não há restrição de idade.

Histórico

A Campus Party surgiu na Espanha, em 1997. No Brasil, o evento ocorre há dez anos. A primeira edição, em São Paulo, reuniu 3,3 mil participantes. Brasília adotou o festival em 2017, e o encontro foi no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No País, a realização é do Instituto Campus Party.

Ocorreram edições em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido.

Veja aqui as imagens da Campus Party 2018.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2