Profissionais e parceiros do Vira Vida se preparam para receber nova turma

Prestes a iniciar as atividades da 13ª turma, o programa Vira Vida no Distrito Federal promove hoje (20) e amanhã uma capacitação para profissionais e parceiros. Trata-se do curso A Pedagogia da Presença e a Educação Interdimensional, com o pedagogo mineiro Alfredo Gomes da Costa.

Cerca de 50 pessoas participam, entre professores, pedagogos, orientadores educacionais, assistentes sociais e técnicos administrativos do próprio Vira Vida e de entidades parceiras, como os departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). O encontro é no Senai Taguatinga.

Criado pelo Conselho Nacional Sesi em 2008, o programa resgata adolescentes e jovens em situação de risco, de violência sexual e de vulnerabilidade social. Os eixos são: educação básica, educação profissional e empreendedora, desenvolvimento humano, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos, promoção de direitos e inclusão socioprodutiva.

Na capacitação, são trabalhados temas como os mecanismos de participação, a resiliência, a educação por projetos e a avaliação sistêmica dos alunos, considerada um dos grandes diferenciais do programa: “Queremos aprimorar esse processo para que seja ainda mais efetivo. Nossos parceiros estão reunidos para que a capacitação seja coletiva e para que todos continuem caminhando na mesma direção”, diz a coordenadora do Vira Vida no Distrito Federal, Cida Lima.

A avaliação sistêmica é um processo participativo que exige muita dedicação e capacitação das equipes envolvidas. É feita em três momentos do programa Vira Vida no DF: no início, para identificar o perfil de cada participante e desenvolver atividades voltadas para as necessidades específicas; no meio do programa, como forma de avaliar a evolução; e ao final da turma, a fim de tecer um panorama da participação cada integrante da turma. O processo envolve a equipe técnica do programa, os parceiros e os alunos.

Para a assessora de Projetos Sociais do Conselho Nacional do Sesi, Roberta Nacfur Macedo, que participa da capacitação, o método tem trazido bons resultados, reforçando o papel transformador do programa não apenas entre os alunos, mas também entre os empregados. “Nós conseguimos implantar a avaliação sistêmica com toda a sua potencialidade no DF. Os adolescentes têm mostrado apropriação não só de conteúdo, mas de atitude, de comportamento e de reflexão.”

Consultor e especialista em Desenvolvimento Humano, o palestrante Alfredo Gomes da Costa afirma que os resultados alcançados pelo programa Vira Vida refletem a postura dos profissionais envolvidos, que compreenderam, aceitaram e praticam a proposta de aperfeiçoar a relação interpessoal entre o educador e o aluno. “A pedagogia da presença incentiva a educação por uma visão ampliada, que inclui conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e ética”, ensina.

A pedagogia da Presenca e a Educacao Interdimencional

O Vira Vida no DF
Em processo de inserção, os cem futuros alunos da 13ª turma serão apresentados em setembro, durante a formatura da 12ª turma, que está em andamento e conta com 92 alunos. Desde 2009, quando chegou ao Distrito Federal, o Vira Vida formou 579 estudantes, em 11 turmas.

Veja mais imagens do evento no link.

Texto: Aline Porcina
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2