Controlador-geral do DF conhece o Vira Vida

Alunos e a equipe pedagógica do Vira Vida receberam na tarde desta quarta-feira (25) o controlador-geral do Distrito Federal, Lúcio Pinho. Ele conheceu a unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) São João XXIII, no Gama, dedicada exclusivamente às atividades do projeto. O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica e profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos.

O controlador teve a oportunidade de conhecer as instalações, as atividades desenvolvidas e de bater um papo com os alunos. “O projeto é de suma importância, pois acolhe os jovens de maneira integral, com educação e capacitação profissional”, diz. Ele estava acompanhado do assessor especial da Subcontroladoria de Gestão Interna Sandro Gasperin. A controladora do Sistema Fibra, Cristine Menezes, também participou da visita.

O desenvolvimento do programa é estabelecido em quatro eixos: o humano, a capacitação para o mercado de trabalho, a qualidade de vida e a empregabilidade. “O objetivo da visita do controlador ao Vira Vida foi mostrar a importância do projeto e do papel transformador que ele tem na vida dos nossos meninos”, explica a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

controladoria geral do df no vira vida sesidf

No encontro, Pinho afirmou que a Controladoria-Geral do DF quer estreitar a relação com o Sesi-DF e que vai contribuir para o crescimento do projeto. “O nosso intuito é ser um canal de articulação com os órgãos públicos de Brasília e com outros parceiros para captar empregos para os jovens assistidos.”

Controladoria na Escola

É um projeto que, de forma lúdica, desenvolve atividades para estimular o senso crítico, ações cidadãs e o controle social dentro do ambiente escolar. As escolas que participam podem ser premiadas. O objetivo é promover a cidadania, contribuir para a formação ética dos estudantes e despertar neles a vocação de agentes transformadores.

Em maio, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também é o diretor regional do Sesi-DF, e o controlador-geral assinaram um acordo de cooperação técnica para implementar ações do projeto nas escolas do Sesi. Assim, os alunos poderão participar da segunda edição do Prêmio Controladoria na Escola.

Vira Vida

É uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, é desenvolvido desde 2009 e já formou 579 alunos de 15 a 21 anos em 11 turmas. Da 13ª, que está sendo formada, poderão participar jovens de 14 a 21 anos. A formatura da 12ª turma será em 24 de setembro.

Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. Com o apoio de parceiros, têm acesso à educação básica e a cursos técnicos e de qualificação, além da possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Veja mais imagens da visita no link.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra  

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2