Sesi-DF terá 5 equipes na regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

[Errata - 20/8 - Diferente do que havíamos publicado inicialmente, a competição é promovida pela Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo.]

Alunos das escolas do Gama e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) participarão da modalidade prática da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A disputa será no Instituto Federal de Brasília (IFB), no Campus de Ceilândia, em 18 de agosto, sábado, a partir das 9h. A competição nacional é promovida desde 2007 e a coordenação geral é da Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo.

Sessenta e nove equipes disputarão duas vagas para a etapa nacional, que será de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB). A fase local da olimpíada se dará dentro da programação da primeira edição do Festival de Robótica Educacional do Distrito Federal, que inclui a Mostra Nacional de Robótica, o Ciclo de Palestras de Robótica Educacional e oficinas práticas de programação e construção de robôs. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever no site. O restante da programação é aberto ao público.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é dividida em três níveis. O Sesi-DF terá na competição alunos de Nível 1 (do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental) e de Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio ou Técnico). As equipes do Sesi Taguatinga são a Albatroid N1, a Lions N1 e a Lions N2. As equipes do Gama são a CafuSSu (Nível 2) e a OBR i GADO (Nível 2). Cada time é formado por quatro alunos, acompanhados de um professor.

A prova

A modalidade prática simula um ambiente de desastre. Nesse ambiente hostil, perigoso para o ser humano, o robô completamente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa: resgatar vítimas sem interferência humana. Caberá ao capitão da equipe apenas a missão de iniciar manualmente o robô.

Haverá também um desafio-surpresa durante a modalidade prática. A participação é opcional e soma pontos, mas o mau desempenho não resulta em penalidade. É uma prova de programação e mudança no comportamento do robô que deverá ser demonstrada durante a rodada. As equipes só tomarão conhecimento do desafio 20 minutos antes de os robôs entrarem na arena.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF tem a robótica em seu portfólio de três maneiras distintas. Na parte educacional, a disciplina faz parte da grade curricular das três escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga). Dessa forma, a robótica faz parte das disciplinas obrigatórias a todos os alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. A disciplina estimula o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias.

Os estudantes que se interessarem ainda mais pelo mundo dos robôs e tiverem bom desempenho na disciplina também podem fazer parte das equipes que representam o Sesi-DF em competições regionais, nacionais e internacionais.

Por fim, a unidade do Gama tem a Escola de Robótica do Sesi-DF. As atividades estão disponíveis para crianças e adolescentes da comunidade que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. São dois encontros semanais – segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h10. As inscrições se abrem no início de cada ano letivo.

Para outras informações, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra pelo telefone: (61) 4042-6565.

Texto: Guilherme Cunha
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2