Competidores do DF entram no clima da temporada do torneio de robótica
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 03 Setembro 2018 18:46
O Distrito Federal vai dar a largada, oficialmente, para o Torneio Sesi de Robótica First Lego League 2018/2019. O evento de lançamento da temporada na capital será neste sábado, 1º de setembro, às 9h, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. O lançamento mundial foi em 1° de agosto, e as inscrições estão abertas. No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o organizador do torneio.
Cerca de 450 alunos de escolas públicas e particulares do DF que vão participar da etapa regional assistirão a uma palestra do astrônomo e doutor em Física Marcelo de Oliveira Souza. O tema da temporada é Em Órbita (Into Orbit), e vai desafiar estudantes do mundo todo a pesquisar sobre viagens e vida no espaço. As equipes vão utilizar conhecimentos principalmente das áreas de ciências exatas e biológicas. Explorarão temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse.
O desafio é para estudantes de 9 a 16 anos. O exercício da robótica fortalece a capacidade de inovação, a criatividade e o raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Etapa regional
As inscrições para os torneios regionais de todo o País estão abertas. Os times devem se cadastrar na página do Torneio Sesi de Robótica. As equipes devem ter de dois a dez estudantes, além de dois técnicos (um é suplente). No Distrito Federal, a fase regional será em 9 e 10 de novembro, no Sesi Taguatinga.
O Sesi-DF terá quatro equipes nessa etapa – duas da escola do Gama, LegoField e Lego of Olympus; uma de Sobradinho, Bisc8; e uma de Taguatinga, Albatroid.
O torneio
O Torneio Sesi de Robótica First Lego League é a etapa brasileira de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano, estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Na última temporada, os desafios foram em torno do uso e do transporte da água.
Criada em 1998 pela organização não governamental First, em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional). Mais de 17 mil alunos brasileiros já participaram da disputa.