Competição internacional de matemática é lançada no Sesi Gama
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 10 Setembro 2018 16:54
Na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, a escola do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) recebeu o lançamento da Bricsmath II – competição on-line de matemática. O torneio internacional, para alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, tem o objetivo de promover o aumento da atenção e do pensamento criativo por meio de exercícios lúdicos. A organização é da empresa russa DragonLearn.
Representantes das embaixadas da Rússia, da Índia e da África do Sul participaram do evento. Ao lado do Brasil e da China, os três países compõem o bloco de emergentes Brics (acrônimo formado pelas iniciais em inglês dos cinco países). “A matemática está presente ao longo de nossa vida, por isso requer prática desde a infância. A base do projeto é disseminar essa cultura nas nações”, explica o diretor da DragonLearn no Brasil, Frederico Faria. Além dos Brics, a China, o Canadá, os Estados Unidos, a Indonésia e a Ucrânia recebem a Bricsmath. A primeira edição, em novembro de 2017, contou com mais de 600 mil crianças.
A primeira etapa da Bricsmath já está em andamento. É a navegação de teste. Até 9 de setembro, os estudantes podem acessar exercícios parecidos com os da prova. A segunda fase é a navegação oficial, na qual a criança terá 60 minutos para resolução das perguntas. Será de 10 a 30 de setembro. Cada aluno poderá participar da navegação oficial uma vez.
Os conteúdos interativos são os mesmos para todos os países, contudo cada nível escolar tem assuntos específicos. “A matemática é estruturante nos processos de aprendizagem, além de desenvolver e estimular o raciocínio lógico”, disse a coordenadora de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa. A plataforma interativa da Bricsmath, em linguagem de jogos, prende a atenção dos estudantes. “Ao mesmo tempo em que eles se divertem, estão aprendendo.”
Durante o lançamento, 20 crianças puderam responder aos exercícios da navegação oficial, já como parte da competição. “Matemática é a minha matéria preferida e estou achando o máximo participar de uma olimpíada. Vou mostrar para os professores que sou fera nas contas”, contou Alan Gabriel Nunes (foto), de 8 anos, aluno do 3° ano.
Inscrição
Podem participar da Bricsmath crianças de escolas públicas e privadas – a inscrição é gratuita. O professor que tiver interesse em cadastrar seus alunos deve acessar o site da competição e preencher um formulário. Em seguida, vai poder registrar os estudantes e o sistema automaticamente vai criar logins e senhas para cada um. Não há número limitado de turmas.
O dia e horário da aplicação da prova ficam a critério da escola. Basta ter computadores com acesso à internet.
Os estudantes receberão certificado de participação e aqueles que tiverem nota acima da média também ganharão certificado de vencedores.
Ser Honesto é Legal
Os alunos Sophia Braga e Murilo Camelo, ambos de 6 anos e do 1º ano do Ensino Fundamental, leram mensagens sobre honestidade para os convidados – o adido de Defesa da Embaixada da Índia, Mansij Lal, a adida civil da Embaixada da Rússia, Margarita Kazarian, e a conselheira política da Embaixada da África do Sul, Rina-Louisi Pretorius.
A apresentação foi uma demonstração do trabalho desenvolvido para o Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), cujo tema é Ser Honesto é Legal. O concurso tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.