Da horta à mesa, Cozinha Brasil ensina sobre alimentação saudável

O Sesi São João XXIII, no Gama, recebeu nesta semana a visita da nutricionista Débora Castilho, do programa Cozinha Brasil. Ela ensinou a 30 alunos do Vira Vida três receitas com produtos da Horta Escolar Inteligente – projeto desenvolvido por professoras da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) para trabalhar a educação ambiental por meio da manutenção de um espaço verde.

Cozinha Brasil no Vira Vida 2O objetivo da ação foi conscientizar os jovens sobre a seleção e o consumo adequado dos alimentos. “Não é preciso comprar produtos caros para se alimentar bem. Podemos fazer inúmeras receitas com o que temos no quintal de casa e que serão bem mais nutritivas”, afirmou a nutricionista Débora.

Desde junho, o Sesi São João XXIII, unidade exclusivamente dedicada às atividades do Vira Vida, tem uma horta com alface, rúcula, couve, repolho, brócolis, beterraba, hortelã, cebolinha, manjericão, salsa, pimenta, banana e morango. “Na minha casa, tenho uma pequena horta e lá consigo aplicar um pouco do que aprendo aqui”, conta Matheus*, de 18 anos. Ele e colegas da 12ª turma puderam participar da escolha do que seria plantado. A cada colheita, os alunos levam as hortaliças para casa.

A nutricionista mostrou ser possível aproveitar o alimento de forma integral, com o uso do talo, das cascas e das sementes. Os jovens aprenderam a fazer patê de salsa, suco verde e bolo de hortelã, em que usaram o maço por inteiro.

“Nunca imaginei que com uma planta usada para chá fosse possível fazer um bolo tão gostoso. Esse ingrediente eu nunca havia pegado na distribuição da colheita da horta, mas agora vou levar pra casa sempre”, disse Beatriz*, de 15 anos. Os alimentos preparados são de baixo custo e de alto valor nutritivo.

Horta Escolar InteligenteCozinha Brasil no Vira Vida 3

É um projeto aprovado no Edital n°6/2017 da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) que selecionou propostas de pesquisas aplicadas sobre meio ambiente, sustentabilidade e políticas públicas socioambientais.

São concedidas sete bolsas no valor mensal de R$ 400 cada uma, pelo período de dez meses, a egressos do Vira Vida responsáveis por cuidar da horta. A escolha dos participantes foi feita pela coordenação do programa.

Vira Vida

É uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi com o objetivo de resgatar jovens em situação de vulnerabilidade. No DF, é desenvolvido desde 2009 e já formou 579 alunos de 15 a 21 anos em 11 turmas. A formatura da 12ª turma, que tem 91 alunos, será em 24 de setembro. Da 13ª, que está sendo formada, poderão participar jovens de 14 a 21 anos.

Eles são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica e de assistência social. Com o apoio de parceiros, têm acesso à educação básica e a cursos técnicos e de qualificação, além da possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

*Nomes fictícios.

Veja a galeria de imagens.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra  

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2