Mostra de Ciência e Tecnologia reúne comunidade escolar

A escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveu neste sábado (20) mais uma edição da Mostra de Ciência e Tecnologia. Mil e duzentos estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio apresentaram a pais, colegas e professores alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2018.

sesi tagua 04

Os trabalhos são fruto de atividades interdisciplinares sobre temas como educação, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo, artesanato sustentável e cultura. Na maior parte, foram utilizados materiais reciclados ou de baixo custo.

“Nós mesmos fizemos os jogos com cartolina, caixas de ovos e outros materiais. Ficou bem mais fácil, a gente aprende brincando”, conta Davi Nogueira, de 10 anos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I. Ele faz parte de um grupo de alunos e professores que, diante da dificuldade em sala de aula com operações matemáticas de multiplicação e divisão, desenvolveu jogos educativos. Eles criaram peças e tabuleiros personalizados de dominó, jogo da memória, jogo da velha e batalha naval que estimulam a aprendizagem da tabuada. 

Segundo Isabela Lacerda, pedagoga do Ensino Fundamental I, as atividades começaram em junho e os resultados apareceram de forma rápida: “Eles evoluíram bem e começaram a entender as contas, não apenas a decorar. Aqui na mostra, os pais estão vendo o encantamento dos filhos com os jogos e querem levar as peças para casa”, diz.

No Ensino Fundamental II, as atividades sustentáveis também nortearam os projetos. De compostagem caseira e distribuição de mudas de alface a exposição de artesanatos com produtos reciclados, tudo passava pela visão consciente dos estudantes, que explicavam detalhadamente seus trabalhos aos visitantes. Mostra de Ciencia e Tecnologia 01

Inovação no dia a dia

Também houve espaço para a arte, com xilogravuras e desenhos produzidos com linhas, para a cultura, com informações sobre países vizinhos, e para muita tecnologia. Na praça central do Sesi Taguatinga, os visitantes se reuniam para ver os efeitos do nitrogênio, elemento químico que também foi usado em baixa temperatura para produzir sorvetes por alunos da 3ª série do Ensino Médio. A receita teoricamente é simples: duas caixas de creme de leite, 300 ml de leite, sabor a gosto com frutas, suco ou chocolate e nitrogênio. “Basta misturar todos os ingredientes com a batedeira até ficar consistente”, ensina João Victor Araújo, de 17 anos.

Para não deixar ninguém de fora, a turma também apresentou a opção de receita para ser feita em casa: “Você faz a mistura sem o nitrogênio e a coloca no congelador. A cada três horas, retira e bate na batedeira por alguns minutos. O processo deve ser feito três vezes. Depois disso, o sorvete está pronto”, explica o aluno.  

Mostra de Ciencia e Tecnologia 08De acordo com o professor de Física Gabriel Ikawa, que apresentou a receita aos alunos, o desafio é ensinar disciplinas exatas de forma prática, trazendo o conteúdo para o dia a dia. “Tento mostrar que a matéria nada mais é que a própria natureza. A culinária está em alta agora e a ideia é conciliar o conteúdo com experimentos”, explica. Além do sorvete, a turma apresentou um mecanismo desenvolvido para cozinhar salsichas. A invenção cria uma corrente elétrica por meio de garfos e lâmpadas conectadas.

Pai de três alunos do Sesi Taguatinga – do 6º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 3ª série do Ensino Médio –, Mario Romanini visitou a mostra com a família e avaliou os trabalhos. “Percebo que houve uma evolução ao longo do tempo. Os alunos estão mais bem preparados e tratando os projetos com muita seriedade. Esse contato com o público ajuda até mesmo no desenvolvimento pessoal para o mundo do trabalho”, acredita.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Mostra de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente em todas as escolas da Rede Sesi de Educação. Na unidade de Taguatinga, a data coincidiu com a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até 21 de outubro, no pavilhão de exposições do Parque da Cidade.

O Sistema Fibra participa do evento por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), com a unidade móvel de Tecnologia da Informação, e do Sesi-DF, que apresenta diariamente uma peça de teatro feita como parte de um projeto chamado Contemporaneidade do Racismo Velado. O espetáculo é encenado por 18 alunos da 3ª série do Ensino Médio. 

Veja aqui mais imagens do evento.

Texto: Aline Porcina
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2