Conheça nossos competidores no Torneio Sesi de Robótica

O Distrito Federal sediará em 9 e 10 de novembro uma das etapas regionais da temporada 2018/2019 do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, que tem como tema Into Orbit (Em Órbita). As competições começaram em 18 de outubro, em Santa Catarina. Também haverá etapas regionais no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, na Bahia, em Goiás, em São Paulo, no Paraná, em Pernambuco, no Amazonas e em Minas Gerais.

As três equipes mais bem classificadas em cada etapa regional garantirão vaga para a fase nacional do torneio, que será no ano que vem, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. Outras poderão se classificar, dependendo do número de times participantes. O mundial será em abril de 2019, em Houston, nos Estados Unidos.

Para a etapa a ser realizada no DF, foram inscritas 29 equipes: 2 de garagem (grupos de amigos); 9 de escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi), sendo 4 do Distrito Federal e 5 do Rio de Janeiro; 7 de outras escolas particulares e 11 equipes de escolas públicas. Elas se enfrentarão no Sesi Taguatinga.

Os times têm no máximo dez integrantes, de 9 a 16 anos, e até dois técnicos adultos (um é suplente). Algumas equipes contam ainda com mentores. São ex-competidores que as ajudam na elaboração dos projetos e no desempenho dos robôs.

Criado em 1998 pela organização estadunidense First, que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes de diversos países sejam apresentados a esses temas de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A cada ano, a competição estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e propõe desafios do mundo real. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional.

As equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, com espírito de equipe e respeito aos outros times.

As quatro equipes do Sesi-DF são a Albatroid, formada por alunos da escola de Taguatinga, a Bisc8, de Sobradinho, e a Legofield e a Lego of Olympus, do Gama. Veja abaixo os competidores e os projetos de cada uma para tornar a rotina de astronautas mais agradável em viagens espaciais.

Albatroid

ALBATROID.corpo

Para a temporada 2018/2019, a equipe do Sesi Taguatinga busca soluções relacionadas aos transtornos psicológicos sofridos por astronautas durante missões espaciais de longa duração. Ansiedade, fadiga, estresse, depressão e até mesmo conflitos interpessoais nortearam as pesquisas. Eles vão apresentar um projeto voltado para terapias alternativas, como a cromoterapia e a aromoterapia e, principalmente, a reflexoterapia, que ajuda a aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo humano. O objetivo da Albatroid é, com o apoio de psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e estudantes de Engenharia Aeroespacial e de Física, apresentar uma solução que ajude o astronauta a manter seu equilíbrio emocional durante toda a viagem.

 

 

Amanda Merlin

Amanda Merlin
16 anos
2ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Característica: Focada
Sonho profissional: Ser médica ou engenheira

“Minha equipe é muito divertida. Sabemos a hora de brincar e a hora de prestar atenção. Sempre damos o melhor de nós.”

Ana Carolina de Moraes

Ana Carolina Moraes
16 anos
2ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Seis temporadas – quatro pela Albatroid, uma pela Sesi Knights e uma pela Tecminions
Função: Competidora
Característica: Motivadora
Sonho profissional: Ser bioengenheira

“A robótica representa amadurecimento, descoberta e inspiração.”

Anna Clara Gomes  

Anna Clara Gomes
12 anos
7º ano do Ensino Fundamental
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Características: Alegre e animada
Sonho profissional: Ser bioengenheira ou engenheira genética

“A robótica desperta em mim sentimentos únicos. É um universo de possibilidades.”

 Eduardo Moroni

Eduardo Moroni
13 anos
8º ano do Ensino Fundamental
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Característica: Focado
Sonho profissional: Ser engenheiro aeroespacial

“A robótica é uma razão de viver.”

 

Gabrielly Antonio

Gabrielly Borges
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Três temporadas pela Albatroid
Função: Competidora
Característica: Proativa
Sonho profissional: Ser engenheira de software

“O que aprendo com a robótica me ajuda com as dificuldades do dia a dia.”

Guilherme Carmo

Guilherme Silva
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Característica: Determinado
Sonho profissional: Ainda não definiu

“Desde que comecei a treinar, me tornei uma pessoa melhor. A robótica mudou minha vida, minha rotina e minha percepção das coisas.”

 
 Ives Bomtempo

Ives Djuran
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Duas temporadas pela Albatroid
Função: Competidor
Característica: Criativo
Sonho profissional: Ser engenheiro mecatrônico

“Minha equipe é uma família. Resolvemos juntos todos os problemas.”

 

Leticia Sousa 

Letícia Souza
12 anos
7º ano do Ensino Fundamental 
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Características: Inteligente e organizada
Sonho profissional: Ser neurocientista

“Além de nos desenvolver mentalmente e trazer muitos conhecimentos, a robótica ensina valores.”

 

Maria Rita Lima 

Maria Rita Lima
16 anos
2ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Três temporadas pela Albatroid
Função: Competidora
Características: Proativa e organizada
Sonho profissional: Ser engenheira ambiental

“Trabalhamos sempre juntos para a resolução dos problemas e dos desafios, pois sabemos que nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos.”

 gabriel.albatroid

Gabriel Antunes
18 anos
1º semestre de Física na Universidade de Brasília (UnB)
Participações em torneios: Cinco temporadas – quatro pela Albatroid e uma pela Knights
Função: Mentor
Característica: Animado
Sonho profissional: Ser astrofísico

“Com a robótica, encontrei minha paixão, que é a física. Ela representa tudo para mim.”

 

Andre Alcantara

André Alcântara
37 anos
Professor de Matemática e de Robótica
Participações em torneios: Cinco temporadas – quatro pela Albatroid e uma pela Knights
Função: Técnico
Característica: Atencioso

“A robótica insere pessoas sem distinguir classe social, cor ou sexo. Usa a criatividade, o raciocínio lógico e várias ferramentas educacionais, preparando jovens para o mundo da tecnologia de um jeito divertido.”

Luciane Almeida

Luciane Almeida
48 anos
Professora de Robótica e de Biologia
Participações em torneios: Seis temporadas – quatro pela Albatroid, uma pela Bananas Powers e uma pela Tecminions
Função: Técnica
Característica: Perseverança

“A robótica me desafia a sempre melhorar como profissional e como pessoa. Para mim, ela representa renovação.”

 


 

Bisc8

BISC8CORPO

O projeto que a equipe levará à competição é baseado em terapias alternativas que possam melhorar as condições de exploração do ambiente espacial, como a cromoterapia e a musicoterapia. A pesquisa tem como foco buscar soluções para alguns dos transtornos psicológicos que afetam os astronautas durante missões de longa duração. A ideia é desenvolver o protótipo de uma cabine que coloque a tripulação em contato com luzes coloridas e com músicas selecionadas, auxiliando no controle da ansiedade e no combate ao estresse. Segundo os estudantes, além de ser um projeto de baixo custo, a instalação é simples, principalmente se considerada a melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das atividades profissionais dos astronautas em órbita.

 

Alysson Lucas da Silva ferro

 Alysson Ferro
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Característica: Animado
Sonho profissional: Ser programador

“Na minha equipe, todos se unem por um único objetivo e se esforçam ao máximo por ele.”

Felipe antunes scheiner

Felipe Scheiner
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Características: Observador e concentrado
Sonho profissional: Ainda não definiu

“A robótica representa meu crescimento como pessoa e o trabalho duro que tivemos para conseguir progredir como equipe e continuar seguindo em frente com determinação.”

 Gustavo Henrique Vicente torres

Gustavo Torres
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Característica: Empenhado
Sonho profissional: Ainda não definiu

“A Bisc8 é uma equipe que tem como característica principal a união e que, mesmo passando, por adversidades, se mantém focada.”

Helio Henrique klesener de oliveira

Helio Klesener
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Características: Empolgado e persistente
Sonho profissional: Ser programador ou piloto de corrida

“Gosto muito de informática e de mecatrônica. A robótica é uma forma de conhecer mais sobre esses e outros temas.”

 

 Julia Afonso de Souza

Júlia de Souza
16 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Característica: Curiosa
Sonho profissional: Ser programadora de software

“A robótica é algo que eu sempre quis fazer. Ela me ajudou a ser mais responsável, aprendi a trabalhar em grupo e a escutar as pessoas a minha volta.”

 Leonardo Aguilar de costa campos

Leonardo Campos
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Características: Engraçado e agregador
Sonho profissional: Ser engenheiro civil ou engenheiro mecatrônico

“Minha equipe é unida, esforçada e apresenta muita força de vontade para superar os desafios que aparecem.”

 Leticia Alves Constancio lima

Letícia Lima
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Característica: Introvertida
Sonho profissional: Ser intérprete ou administradora

“A sala da robótica se tornou um lugar onde me sinto bem. Tem sido como o meu refúgio, onde convivo com outras pessoas e me esqueço dos problemas.”

 

  Marcio Henrique de Sousa Costa

Márcio Henrique Costa
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Característica: Interativo
Sonho profissional: Ser engenheiro eletrônico

“Além de aumentar minha maturidade, a robótica me ajuda a ter mais foco nas atividades e nos estudos. É como um salto para o desenvolvimento da minha vida.”

  Nuria kaline Xavier camblor

Núria Xavier
14 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Características: Comprometida e simpática
Sonho profissional: Ser policial ou psiquiatra 

“Na robótica construí minha terceira família, amigos com quem sei que posso contar. Somos comprometidos com a pesquisa. Se alguém fala que temos que fazer alguma coisa, nós fazemos.”

 

 Pedro Monteiro Marino

 Pedro Monteiro
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidor
Característica: Agitado
Sonho profissional: Ser programador

“A robótica representa pra mim algo que me exige responsabilidade, mesmo sendo voluntário. Uma rotina que me deixa cansado, mas satisfeito por ser um trabalho em equipe com um objetivo em comum.”

 

 

 

 HMF 1993

Diego Campidelli
38 anos
Professor de Robótica e de História
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Técnico
Características: Determinado, direto e exigente

“A robótica representa uma nova forma de se pensar o ensino. É a materialização de teorias pedagógicas que pregam a autonomia do estudante e a efetivação de seu papel como protagonista no processo de aprendizagem.”

 PERFIL SOBRADINHO

 Jackson dos Santos
28 anos
Professor de Robótica e de Matemática
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Técnico
Características: Perfeccionista, responsável e amigo

“Antes de ser professor de Matemática e engenheiro civil, me aventurava nas macros do Excel e nos códigos de HTML. A robótica me fascina não só pela minha formação acadêmica, mas por me permitir contribuir para a vida dos alunos, independentemente de missão, de tapete ou de temporada”


Legofield 

 legofield.corpo

Musicoterapia será a base do projeto do grupo para a temporada 2018/2019. Com base em pesquisas e visitas técnicas a espaços como o Planetário de Brasília e a UnB, os alunos estão desenvolvendo soluções que possam auxiliar no controle da ansiedade e evitar problemas que dela decorrem. Em seus estudos, a equipe descobriu que, desde a 1a Guerra Mundial (1914–1918), psicólogos e psiquiatras utilizavam alguns estilos musicais para melhorar a estrutura psicológica dos combatentes e ativar o sistema nervoso com efeitos como sono, atenção, calmaria e alívio da dor. A ideia da equipe é instalar no traje do astronauta um equipamento que, ao identificar grandes alterações na frequência cardíaca, toque automaticamente a música indicada para cada situação.

 

 

Carolina Andrade

Carolina Andrade
14 anos
9º ano do Ensino Fundamental
Participações em torneios: Duas temporadas – uma pela Legofield e uma pela Lego of Olympus
Função: Competidora
Características: Dedicada e organizada 
Sonho profissional: Ser psicóloga

“A maior parte dos meus amigos, das coisas que eu gosto de fazer e dos meus melhores momentos estão presentes e aconteceram na robótica.”

Daniel Rocha 1

Daniel Rocha
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Quatro temporadas – uma pela Legofield, duas pela Energybots e uma pela Lego of Olympus
Função: Competidor
Características: Persistente e engraçado
Sonho profissional: Ser engenheiro aeroespacial

“Além de me ajudar na futura profissão, a robótica envolve um espírito de trabalho em equipe extremamente importante para nossa formação.”

Eduardo Luz Ribeiro 2
Eduardo Luz
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Quatro temporadas – duas pela Legofield, uma pela Lego of Olympus e uma pela Energybots
Função: Competidor
Características: Líder e crítico
Sonho profissional: Trabalhar com estatísticas

“Os torneios passam um ar de competição amigável e de aprendizagem. Eles representam o conhecimento em si.”

Germana Louisy

Germana Gomes
11 anos
5º ano do Ensino Fundamental
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Características: Simpática e animada
Sonho profissional: Ser bióloga marinha

“Estudo no Sesi desde o 1° ano e sempre foi meu sonho entrar em uma equipe. A robótica representa na minha vida um grande desafio.”

Geovanna Ferrdir 2

Giovanna Ferreira
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Três temporadas – duas pela Legofield e uma pela Energybots 
Função: Competidora
Características: Organizada e responsável
Sonho profissional: Ser médica

“É uma grande oportunidade de ingressar em uma carreira na área de pesquisa, pois com a robótica eu amplio meus conhecimentos e descubro minhas habilidades.”

Julia Porto 2

Júlia Vieira Porto
15 anos
1ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Três temporadas – uma pela Legofield e duas pela Lego of Olympus
Função: Competidora
Características: Responsável e determinada
Sonho profissional: Ser médica

“Minha equipe é integrada, esforçada, divertida e amigável. É uma oportunidade de aprender coisas novas todos os dias.”

 HMF 5631

Lucas Sampaio
16 anos
2ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Quatro temporadas – duas pela Legofield e duas pela Energybots
Função: Mentor
Característica: Brincalhão
Sonho profissional: Ser engenheiro de software

“Trabalhar em equipe, ser mais responsável, perder minha timidez, fazer amizades pessoas dentro e fora do Brasil, organizar meu tempo. A robótica me oferece isso e muito mais.”

  HMF 5709

Thereza Gomes
39 anos
Professora de Robótica e de História
Participações em torneios: Três temporadas – Duas pela Legofield e uma pela Lego of Olympus
Função: Técnica
Características: Comunicativa, atenciosa, responsável e dedicada

“A robótica não trabalha só o cognitivo, ela muda as crianças e faz delas pessoas melhores, que superam suas dificuldades e limites. Ela representa esperança em um mundo melhor, com menos competição e mais ajuda mútua.”

 
     

 

 

 

Lego of Olympus

legoofcorpo

O projeto para a temporada 2018/2019 consiste em buscar soluções para melhorar a qualidade do sono dos astronautas durante as missões espaciais de longa duração. De acordo com pesquisas feitas pelos competidores, no espaço, a percepção de dia e noite é alterada, o que causa transtornos psicológicos e desgastes físicos que afetam a convivência e o bem-estar dos profissionais. A solução apresentada pela equipe é adaptar os colchões utilizados pelos astronautas nas missões especiais com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a alcançar o sono com mais facilidade.

 

 Caua Cesar

Cauã Ramos
14 anos
8º ano do Ensino Fundamental
Participações em torneios: Duas temporadas – uma pela Lego of Olympus e uma pela Energybots
Função: Competidor
Característica: Carismático
Sonho profissional: Ainda não definiu

“Minha equipe é unida e, com ela, eu consigo demonstrar minhas capacidades e sempre aprender mais.”

Davi Batalha

Davi Rodrigues
12 anos
7º ano do Ensino Fundamental
Participações em torneios: Três temporadas – duas pela Lego of Olympus e uma pela MegaZord
Função: Competidor
Característica: Criativo
Sonho profissional: Ser engenheiro

“Sou competitivo e pouco atlético. A robótica foi o único meio de competição que me acolheu. Hoje, representa para mim uma família.”

 

Hellen Mendes

Hellen Mendes
15 anos
9º ano do Ensino Fundamental
Participação em torneios: Primeira temporada
Função: Competidora
Característica: Extrovertida 
Sonho profissional: Ser cardiologista ou designer de moda

“Na robótica, perdi a vergonha de conversar com pessoas que eu nunca vi e aprendi a apresentar trabalhos sem travar na hora de falar.”

Lavany Araujo

Lauany Santos
14 anos
9º ano do Ensino Fundamental
Participações em torneios: Duas temporadas – uma pela MegaZord e uma pela Lego of Olympus 
Função: Competidora
Características: Simpática e dedicada
Sonho profissional: Ser engenheira civil

“Minha equipe é engraçada, dedicada e companheira. A robótica me completa e me ajuda a desenvolver vários aspectos importantes no dia a dia.”

Luan Mello

Luan Melo
16 anos
2ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Duas temporadas pela Lego of Olympus
Função: Competidor
Característica: Companheiro
Sonho profissional: Ser psicólogo ou designer gráfico

“A robótica tem um conceito de competição amigável e um torneio voltado a aprender e a criar. Ela representa uma grande mudança na minha vida.”

Marcus Okubo

Marcus Vinícius Okubo
15 anos
9º ano do Ensino Fundamental
Participações em torneios: Três temporadas – uma pela Lego of Olympus e duas pela Energybots
Função: Competidor
Característica: Analítico
Sonho profissional: Ser diretor artístico

“É um dos poucos lugares onde a inclusão e a relação social são verdadeiras, o que me torna mais seguro dentro do meu meio de convivência.”

Vitor Ferreira

Vitor Ferreira
13 anos
8º ano do Ensino Fundamental
Participações em torneios: Três temporadas pela Lego of Olympus
Função: Competidor
Característica: Engraçado
Sonho profissional: Ser designer gráfico ou engenheiro mecatrônico

“Sempre gostei de Lego e de ter uma rotina corrida e diferenciada.”

Isadora Marinho

Isadora Marinho
16 anos
2ª série do Ensino Médio
Participações em torneios: Três temporadas pela Lego of Olympus
Função: Mentora
Característica: Cabelo colorido
Sonho profissional: Ser química

“Minha equipe é extrovertida, dedicada e amigável. Tenho a oportunidade de conhecer pessoas e ganhar experiências que somam como bagagem para a vida toda.”

HMF 5615

Alberto Roquete
30 anos
Professor de Robótica e de Língua Espanhola
Participações em torneios: Três temporadas – duas pela Lego of Olympus e uma pela MegaZord
Função: Técnico
Características: Organizado, atencioso, responsável e dedicado

“É uma disciplina que vai além de montar e programar robôs. É uma escola de valores, em que se trabalha o crescimento individual dentro do coletivo, bem como um lugar onde todos se divertem enquanto ampliam seus conhecimentos. Somos um grande time.”

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2