Conheça nossos competidores no Torneio Sesi de Robótica
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- Última Atualização: Terça, 30 Outubro 2018 09:27
O Distrito Federal sediará em 9 e 10 de novembro uma das etapas regionais da temporada 2018/2019 do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, que tem como tema Into Orbit (Em Órbita). As competições começaram em 18 de outubro, em Santa Catarina. Também haverá etapas regionais no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, na Bahia, em Goiás, em São Paulo, no Paraná, em Pernambuco, no Amazonas e em Minas Gerais.
As três equipes mais bem classificadas em cada etapa regional garantirão vaga para a fase nacional do torneio, que será no ano que vem, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. Outras poderão se classificar, dependendo do número de times participantes. O mundial será em abril de 2019, em Houston, nos Estados Unidos.
Para a etapa a ser realizada no DF, foram inscritas 29 equipes: 2 de garagem (grupos de amigos); 9 de escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi), sendo 4 do Distrito Federal e 5 do Rio de Janeiro; 7 de outras escolas particulares e 11 equipes de escolas públicas. Elas se enfrentarão no Sesi Taguatinga.
Os times têm no máximo dez integrantes, de 9 a 16 anos, e até dois técnicos adultos (um é suplente). Algumas equipes contam ainda com mentores. São ex-competidores que as ajudam na elaboração dos projetos e no desempenho dos robôs.
Criado em 1998 pela organização estadunidense First, que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes de diversos países sejam apresentados a esses temas de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A cada ano, a competição estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e propõe desafios do mundo real. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional.
As equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, com espírito de equipe e respeito aos outros times.
As quatro equipes do Sesi-DF são a Albatroid, formada por alunos da escola de Taguatinga, a Bisc8, de Sobradinho, e a Legofield e a Lego of Olympus, do Gama. Veja abaixo os competidores e os projetos de cada uma para tornar a rotina de astronautas mais agradável em viagens espaciais.
Albatroid
Para a temporada 2018/2019, a equipe do Sesi Taguatinga busca soluções relacionadas aos transtornos psicológicos sofridos por astronautas durante missões espaciais de longa duração. Ansiedade, fadiga, estresse, depressão e até mesmo conflitos interpessoais nortearam as pesquisas. Eles vão apresentar um projeto voltado para terapias alternativas, como a cromoterapia e a aromoterapia e, principalmente, a reflexoterapia, que ajuda a aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo humano. O objetivo da Albatroid é, com o apoio de psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e estudantes de Engenharia Aeroespacial e de Física, apresentar uma solução que ajude o astronauta a manter seu equilíbrio emocional durante toda a viagem.
Amanda Merlin “Minha equipe é muito divertida. Sabemos a hora de brincar e a hora de prestar atenção. Sempre damos o melhor de nós.” |
Ana Carolina Moraes “A robótica representa amadurecimento, descoberta e inspiração.” |
Anna Clara Gomes “A robótica desperta em mim sentimentos únicos. É um universo de possibilidades.” |
![]() Eduardo Moroni “A robótica é uma razão de viver.”
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Gabrielly Borges “O que aprendo com a robótica me ajuda com as dificuldades do dia a dia.” |
Guilherme Silva “Desde que comecei a treinar, me tornei uma pessoa melhor. A robótica mudou minha vida, minha rotina e minha percepção das coisas.” |
![]() Ives Djuran “Minha equipe é uma família. Resolvemos juntos todos os problemas.”
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![]() Letícia Souza “Além de nos desenvolver mentalmente e trazer muitos conhecimentos, a robótica ensina valores.”
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![]() Maria Rita Lima “Trabalhamos sempre juntos para a resolução dos problemas e dos desafios, pois sabemos que nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos.” |
![]() Gabriel Antunes “Com a robótica, encontrei minha paixão, que é a física. Ela representa tudo para mim.”
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André Alcântara “A robótica insere pessoas sem distinguir classe social, cor ou sexo. Usa a criatividade, o raciocínio lógico e várias ferramentas educacionais, preparando jovens para o mundo da tecnologia de um jeito divertido.” |
Luciane Almeida “A robótica me desafia a sempre melhorar como profissional e como pessoa. Para mim, ela representa renovação.” |
Bisc8
O projeto que a equipe levará à competição é baseado em terapias alternativas que possam melhorar as condições de exploração do ambiente espacial, como a cromoterapia e a musicoterapia. A pesquisa tem como foco buscar soluções para alguns dos transtornos psicológicos que afetam os astronautas durante missões de longa duração. A ideia é desenvolver o protótipo de uma cabine que coloque a tripulação em contato com luzes coloridas e com músicas selecionadas, auxiliando no controle da ansiedade e no combate ao estresse. Segundo os estudantes, além de ser um projeto de baixo custo, a instalação é simples, principalmente se considerada a melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das atividades profissionais dos astronautas em órbita.
Alysson Ferro “Na minha equipe, todos se unem por um único objetivo e se esforçam ao máximo por ele.” |
Felipe Scheiner “A robótica representa meu crescimento como pessoa e o trabalho duro que tivemos para conseguir progredir como equipe e continuar seguindo em frente com determinação.” |
Gustavo Torres “A Bisc8 é uma equipe que tem como característica principal a união e que, mesmo passando, por adversidades, se mantém focada.” |
Helio Klesener “Gosto muito de informática e de mecatrônica. A robótica é uma forma de conhecer mais sobre esses e outros temas.”
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![]() Júlia de Souza “A robótica é algo que eu sempre quis fazer. Ela me ajudou a ser mais responsável, aprendi a trabalhar em grupo e a escutar as pessoas a minha volta.” |
![]() Leonardo Campos “Minha equipe é unida, esforçada e apresenta muita força de vontade para superar os desafios que aparecem.” |
![]() Letícia Lima “A sala da robótica se tornou um lugar onde me sinto bem. Tem sido como o meu refúgio, onde convivo com outras pessoas e me esqueço dos problemas.”
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![]() Márcio Henrique Costa “Além de aumentar minha maturidade, a robótica me ajuda a ter mais foco nas atividades e nos estudos. É como um salto para o desenvolvimento da minha vida.” |
![]() Núria Xavier “Na robótica construí minha terceira família, amigos com quem sei que posso contar. Somos comprometidos com a pesquisa. Se alguém fala que temos que fazer alguma coisa, nós fazemos.”
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![]() Pedro Monteiro “A robótica representa pra mim algo que me exige responsabilidade, mesmo sendo voluntário. Uma rotina que me deixa cansado, mas satisfeito por ser um trabalho em equipe com um objetivo em comum.”
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![]() Diego Campidelli “A robótica representa uma nova forma de se pensar o ensino. É a materialização de teorias pedagógicas que pregam a autonomia do estudante e a efetivação de seu papel como protagonista no processo de aprendizagem.” |
Jackson dos Santos “Antes de ser professor de Matemática e engenheiro civil, me aventurava nas macros do Excel e nos códigos de HTML. A robótica me fascina não só pela minha formação acadêmica, mas por me permitir contribuir para a vida dos alunos, independentemente de missão, de tapete ou de temporada” |
Legofield
Musicoterapia será a base do projeto do grupo para a temporada 2018/2019. Com base em pesquisas e visitas técnicas a espaços como o Planetário de Brasília e a UnB, os alunos estão desenvolvendo soluções que possam auxiliar no controle da ansiedade e evitar problemas que dela decorrem. Em seus estudos, a equipe descobriu que, desde a 1a Guerra Mundial (1914–1918), psicólogos e psiquiatras utilizavam alguns estilos musicais para melhorar a estrutura psicológica dos combatentes e ativar o sistema nervoso com efeitos como sono, atenção, calmaria e alívio da dor. A ideia da equipe é instalar no traje do astronauta um equipamento que, ao identificar grandes alterações na frequência cardíaca, toque automaticamente a música indicada para cada situação.
Carolina Andrade “A maior parte dos meus amigos, das coisas que eu gosto de fazer e dos meus melhores momentos estão presentes e aconteceram na robótica.” |
Daniel Rocha “Além de me ajudar na futura profissão, a robótica envolve um espírito de trabalho em equipe extremamente importante para nossa formação.” |
![]() Eduardo Luz 15 anos 1ª série do Ensino Médio Participações em torneios: Quatro temporadas – duas pela Legofield, uma pela Lego of Olympus e uma pela Energybots Função: Competidor Características: Líder e crítico Sonho profissional: Trabalhar com estatísticas “Os torneios passam um ar de competição amigável e de aprendizagem. Eles representam o conhecimento em si.” |
Germana Gomes “Estudo no Sesi desde o 1° ano e sempre foi meu sonho entrar em uma equipe. A robótica representa na minha vida um grande desafio.” |
Giovanna Ferreira “É uma grande oportunidade de ingressar em uma carreira na área de pesquisa, pois com a robótica eu amplio meus conhecimentos e descubro minhas habilidades.” |
Júlia Vieira Porto “Minha equipe é integrada, esforçada, divertida e amigável. É uma oportunidade de aprender coisas novas todos os dias.” |
![]() Lucas Sampaio “Trabalhar em equipe, ser mais responsável, perder minha timidez, fazer amizades pessoas dentro e fora do Brasil, organizar meu tempo. A robótica me oferece isso e muito mais.” |
![]() Thereza Gomes “A robótica não trabalha só o cognitivo, ela muda as crianças e faz delas pessoas melhores, que superam suas dificuldades e limites. Ela representa esperança em um mundo melhor, com menos competição e mais ajuda mútua.” |
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Lego of Olympus
O projeto para a temporada 2018/2019 consiste em buscar soluções para melhorar a qualidade do sono dos astronautas durante as missões espaciais de longa duração. De acordo com pesquisas feitas pelos competidores, no espaço, a percepção de dia e noite é alterada, o que causa transtornos psicológicos e desgastes físicos que afetam a convivência e o bem-estar dos profissionais. A solução apresentada pela equipe é adaptar os colchões utilizados pelos astronautas nas missões especiais com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a alcançar o sono com mais facilidade.
![]() Cauã Ramos “Minha equipe é unida e, com ela, eu consigo demonstrar minhas capacidades e sempre aprender mais.” |
Davi Rodrigues “Sou competitivo e pouco atlético. A robótica foi o único meio de competição que me acolheu. Hoje, representa para mim uma família.” |
Hellen Mendes “Na robótica, perdi a vergonha de conversar com pessoas que eu nunca vi e aprendi a apresentar trabalhos sem travar na hora de falar.” |
Lauany Santos “Minha equipe é engraçada, dedicada e companheira. A robótica me completa e me ajuda a desenvolver vários aspectos importantes no dia a dia.” |
Luan Melo “A robótica tem um conceito de competição amigável e um torneio voltado a aprender e a criar. Ela representa uma grande mudança na minha vida.” |
Marcus Vinícius Okubo “É um dos poucos lugares onde a inclusão e a relação social são verdadeiras, o que me torna mais seguro dentro do meu meio de convivência.” |
Vitor Ferreira “Sempre gostei de Lego e de ter uma rotina corrida e diferenciada.” |
Isadora Marinho “Minha equipe é extrovertida, dedicada e amigável. Tenho a oportunidade de conhecer pessoas e ganhar experiências que somam como bagagem para a vida toda.” |
Alberto Roquete “É uma disciplina que vai além de montar e programar robôs. É uma escola de valores, em que se trabalha o crescimento individual dentro do coletivo, bem como um lugar onde todos se divertem enquanto ampliam seus conhecimentos. Somos um grande time.” |