Educadores do Sesi-DF debatem ideias para o ano letivo
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 29 Janeiro 2019 16:49
Diretores, coordenadores, professores e assistentes pedagógicos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) iniciaram nesta segunda-feira (21) a Semana Pedagógica de 2019. O encontro anual é uma oportunidade de trocar experiências, discutir o papel dos educadores na formação de cidadãos, definir temas a serem abordados no ano letivo e desenvolver ferramentas de ensino, além de aprender técnicas de mediação de conflitos.
As atividades ocorrerão até quinta-feira (24) na unidade de Taguatinga e seguem o tema Professor, o Estrategista no Processo de Ensino-aprendizagem. Os participantes também discutirão as expectativas para o ano letivo deste ano, que se iniciará em 28 de janeiro, a educação interdimensional e o Novo Ensino Médio.
“A proposta do Sesi-DF é promover uma educação inovadora e de qualidade, que vai além do básico e que explora o universo do conhecimento para formar não só estudantes, mas cidadãos”, explica a superintendente da instituição, Gricelia Melo.
Para ela, o encontro estimula o desenvolvimento dos profissionais e o trabalho coletivo. “Dessa maneira, criamos um novo olhar sobre a educação em um momento de reflexão e de capacitação baseado em trocas.”
O pedagogo Alfredo Gomes da Costa ministrou a palestra de abertura Transforme Vidas com a Presença Educativa. Ele falou sobre educação integral, paradigmas do desenvolvimento humano, plenitude humana e pedagogia da presença.
“Os educadores têm de ter uma visão ampliada dos conteúdos educativos, aplicar metodologias diversificadas e explicar a serventia do conhecimento na vida de seus alunos”, disse.
Outro ponto abordado por Gomes foi a empatia. “É preciso sair do ambiente burocrático da sala de aula. O diferencial é fazer mais do que o esperado. É ter dedicação de tempo e prazer em compartilhar conhecimento.”
Troca de experiências
A professora de Geografia do Sesi Taguatinga Analice Duarte acredita que a semana pedagógica ajuda a aprimorar técnicas e expor novos conceitos e ideias. “Trabalhar com criança e adolescente é um desafio constante. Poder contar com dicas e propostas diferentes aumenta o nosso leque de atuação”, afirma.
Essa necessidade de manter um ambiente de interação dos educadores estimulou a criação do projeto Café com Ideias já no primeiro dia da semana pedagógica.
A intenção é que o encontro entre os educadores das unidades do DF ocorra regularmente durante o ano. “Queremos ampliar iniciativas bem-sucedidas e estimular a troca de experiências”, disse a coordenadora de Educação do Sesi-DF, Nubia Rosa.
Veja a galeria de imagens.
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Helio Montferre/ Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra