Sesi-DF subsidiará serviços para empresas

Cada vez é mais evidente que as empresas que adotam práticas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) não apenas zelam por sua imagem, como, principalmente, atribuem valor àqueles que movimentam a produção: seus trabalhadores. Se por um lado mantê-los saudáveis é sinônimo de lucro, já que se evita, na empresa, perda de matéria-prima e redução do absenteísmo, por exemplo, por outro se cumpre com as exigências legais. É com esta prerrogativa que o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) passará a subsidiar, já a partir de outubro, o valor dos programas de SST oferecidos atualmente pela instituição, em resposta às 37 normas regulamentares e às leis trabalhistas vigentes

O objetivo é que, cada vez mais, as empresas possam implementar uma gestão eficaz, diminuindo os riscos das atividades operacionalizadas pelo trabalhador. Esta nova política, lançada pelo Departamento Nacional do SESI, objetiva, ainda, minimizar a ação de empresas de fachada que comercializam, ilegalmente, atestados de saúde ocupacional (Asos), prejudicando a empresa e, sobretudo, a saúde do trabalhador. “O Sesi trabalha com uma equipe de engenheiros, médicos, entre outros profissionais especialmente capacitados para este fim”, explica a coordenadora de Saúde e Responsabilidade Social do Sesi-DF, Maria Aparecida Oliveira.

O subsídio, gradativo até 2015, será válido para exames ocupacionais e programas integrados, como é o caso do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ou, no caso das indústrias da construção civil, o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil (PCMAT) mais o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O diferencial desta nova política é a forma de cobrança do serviço prestado. “Atualmente cobramos um valor por programa, levando em consideração o número de funcionários da empresa, mas estamos mudando a política para a cobrança per capita/mês, isto é, por empregado, o que diminuirá o custo para empresa e o valor para o empregado”, explica Maria Aparecida. Na prática, a redução de custo perfaz, aproximadamente, 70% por trabalhador, se considerado uma empresa com até 49 empregados.

Já as empresas que, conforme a legislação, por porte e grau de risco, possuem um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) próprio, o Sesi-DF também oferece os serviços, com a realização das consultas ocupacionais dentro da nova política comercial. Os exames complementares são cobrados separadamente.

O  Sesi-DF oferece ainda cursos de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), esses totalmente subsidiados, para as empresas industriais.

Até agosto deste ano, 116 empresas, a maioria de pequeno e médio porte, aderiram aos programas de Segurança e Saúde do Trabalho oferecidos pelo Sesi-DF. Com essa nova política, espera-se um aumento de 50% na adesão das empresas industriais. Com isso, o Sesi-DF cumpre sua missão de levar soluções de saúde para a indústria do DF, elevando a produtividade e o bem-estar do trabalhador do setor produtivo.

Serviços:

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP),
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA),
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT),
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Mais informações sobre os serviços 3362-6144

Mais informações para imprensa
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2