Competição nacional de robótica será de 15 a 17 de março
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 07 Março 2019 16:47
Falta uma semana para o embarque dos 26 alunos, mentores e técnicos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) com destino ao Rio de Janeiro. Divididos em três equipes, eles participarão da etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, que ocorrerá no Pier Mauá, de 15 a 17 de março. O torneio é parte da programação do Festival Sesi de Robótica, no qual haverá também etapas nacionais de outros dois torneios.
O tema da temporada de robótica 2018/2019 é Into Orbit (Em Órbita). Assim, a First Lego League desafiou crianças e jovens de mais de 80 países a encontrar soluções para problemas físicos ou sociais enfrentados em viagens de exploração espacial. Além de defenderem seus projetos, os alunos levarão à arena robôs feitos com peças de Lego que terão de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e até mover satélites para a órbita.
Estes últimos dias que antecedem a competição são de foco e dedicação total para as três equipes do DF: Albatroid, do Sesi Taguatinga, e Legofield e Lego of Olympus, ambas do Sesi Gama. No Rio, elas disputarão com 84 times a oportunidade de levar seus projetos a competições internacionais.
Na quinta-feira, 28 de fevereiro, a Albatroid teve uma tarde de troca de conhecimentos com especialistas para finalizar a preparação para o torneio. Por videoconferência, os estudantes conversaram com Thais Russomano, médica especializada em medicina espacial, professora do King’s College de Londres e cientista do Centro Aeroespacial Alemão. Thais deu sugestões do que os jovens ainda podem aprimorar no projeto de pesquisa do time de Taguatinga, que propõe o uso de terapias alternativas, como a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia, para aliviar o estresse dos astronautas em viagem.
“Nunca tinha visto nada como o que vocês me apresentaram, ainda mais de forma tão completa e com diferentes tipos de terapias, já que, se uma delas não for efetiva em uma pessoa, a outra pode ajudar”, disse a médica aos alunos. A equipe vai apresentar um capacete inteligente que, com uso dessas terapias alternativas, ajudará a aliviar o estresse dos astronautas. A Albatroid também passou por um treinamento com a consultora de palestrantes Mildred Campoi, que deu ao grupo dicas de postura e de oratória para as apresentações durante o torneio.
A Legofield e a Lego of Olympus passaram por vivências com outras equipes para que os competidores aperfeiçoassem suas apresentações. Em 1º de março, três equipes do estado de Goiás passaram o dia no Sesi Gama para um momento de troca de experiências de forma a complementar os projetos e a encontrar soluções para problemas comuns. Vieram ao DF 18 pessoas, entre alunos e técnicos da Lego da Justiça Planalto e da Titãs LJ, do Sesi Planalto, de Goiânia, e da Robostorm, do Sesi Aparecida, de Aparecida de Goiânia.
Durante o carnaval (4 e 5 de março), as duas equipes do Gama foram a Goiânia. No Sesi Vila Canaã, encontraram os times Gametech Canaã e Life Sesi Canaã. Nos dois dias, houve oficinas de teatro e de oratória, trabalhos com robôs e simulados com todas as características das provas da etapa nacional.
“Foram momentos de troca de experiências, aprendizagem e sobretudo de compartilhamento. Cada equipe apresentou seu robô e seu projeto para que as outras escutassem e dessem a sua contribuição. O ‘coopertition’ [neologismo em inglês que reúne as palavras cooperação e competição] é um valor do torneio que significa cooperar entre equipes para construção do conhecimento e, nesses dois momentos, colocamos esse valor em prática”, explica Alberto Roquete, técnico da Lego of Olympus.
A Legofield buscou soluções que possam auxiliar no controle da ansiedade e evitar problemas que dela decorrem. A ideia da equipe é que, por meio de um relógio de pulso usado pelo astronauta e um aplicativo de celular, seja possível identificar grandes alterações na frequência cardíaca, que toque automaticamente a música indicada para cada situação. A Lego of Olympus desenvolveu soluções para melhorar a qualidade do sono dos astronautas durante as missões espaciais de longa duração. A equipe adaptou colchões utilizados pelos astronautas nas missões especiais com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a alcançar o sono com maior facilidade.
Torneio Sesi de Robótica
A competição tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens por ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Foi criado em 1998 pela organização estadunidense For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional. Nesta temporada, a etapa regional do DF foi no mês de novembro.