Conheça a equipe que vai representar o DF no torneio F1 in Schools
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 15 Março 2019 20:59
Carros de Fórmula 1 com, no mínimo 50 gramas, impulsionados apenas por um cartucho de gás, vão desembarcar no Rio de Janeiro para participar, de 15 a 17 de março, do Torneio Sesi F1 nas Escolas. O F1 in Schools é um programa educacional oficialmente vinculado à Fórmula 1 que reproduz os desafios dessas corridas. Estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia.
Participarão 18 equipes de alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) de 15 unidades da Federação. Apenas uma seguirá para a etapa mundial, prevista para o segundo semestre. O Distrito Federal será representado pela Team Colibri, equipe formada por alunos do Sesi Gama.
Os competidores podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1 para participar de uma corrida na pista dos eventos oficiais da disputa. Algumas peças são feitas em impressoras 3-D. Os carros são projetados para percorrer 20 metros de distância o mais rápido possível, suportando as forças da aceleração na partida, da travessia do percurso e da desaceleração física após cruzar a linha de chegada.
A equipe do DF inspirou-se na aerodinâmica do colibri para projetar seu carro e preparar toda a identidade visual da equipe. A marca é 100% original e foi desenhada à mão e depois vetorizada (veja foto). A inspiração no pássaro deve-se ao fato de o animal de apenas 10 centímetros de comprimento ser dono de um recorde nas alturas. O pequeno vertebrado atinge os 98 quilômetros por hora ao voar – colocando-o como campeão absoluto de velocidade, quando se leva em consideração o tamanho de seu corpo.
A avaliação, a premiação e a classificação para a etapa mundial se baseiam no resultado de um conjunto de ações, incluindo a apresentação e a elaboração dos planos de negócios, de marketing e de mídias sociais. Longe dos números e dos treinos, as equipes também precisam desenvolver um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.
O programa F1 nas Escolas é realizado em mais de 40 países e a grande final, com a presença de equipes de todo o mundo, ocorrerá dentro de um circuito oficial da F1, onde os participantes conhecerão as escuderias, os carros e os pilotos. A F1 nas Escolas surgiu há 17 anos na Inglaterra. No Brasil, esta será a quarta edição – a primeira organizada pelo Sesi.
Conheça os integrantes do Team Colibri:
Bárbara Inaba 16 anos 3ª série do Ensino Médio |
Catharina Farias 17 anos Egressa da escola (era aluna à época da inscrição na competição, no ano passado) |
Lucas Sampaio 17 anos 3ª série do Ensino Médio |
Pietra Nicolazzi 16 anos 2ª série do Ensino Médio |