Sesi e Sebrae-DF levam serviços de SST a 214 pequenas empresas

Saude e Seguranca do trabalho 27062019 Foto VictorHugoPessoaHá dois anos, o escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados contratou o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) a fim de investir na segurança e na saúde da equipe por meio da elaboração e da execução de programas nessa área. Foram feitas pequenas modificações no ambiente e foi instituída uma política de exames periódicos.

“Nós acreditamos que, para fazer um trabalho de excelência, é importante que a nossa equipe esteja bem capacitada e que zelemos pela qualidade de vida de todos. O Sesi faz um diagnóstico da posição das mesas, considerando a ergonomia e a iluminação, e sugere mudanças. Para os exames periódicos, o mais interessante é que o Sesi vem até aqui com veículo próprio e faz os exames no escritório, dando muito mais comodidade aos nossos colaboradores”, diz Ana Luiza Jacoby, diretora administrativa do escritório de advocacia.

O reflexo na produtividade foi notável. “O que mudou para mim com a vinda do Sesi foi a qualidade do trabalho. Eu tinha dor de cabeça, a vista ardia e tinha dor nas costas. Depois do diagnóstico, colocaram uma luz melhor e uma cadeira adequada à minha altura”, compara Alvenir Lisboa, analista de Comunicação do Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados.

O escritório de advocacia foi uma das 214 empresas de pequeno porte beneficiadas por uma parceria entre o Sesi-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF) para atender empresas de diferentes segmentos na área de saúde e segurança no trabalho (SST). Elas tiveram subsídio do Sebrae-DF de 70% no valor da consultoria do Sesi. De agosto de 2016 a junho de 2019, foram beneficiados 2.893 trabalhadores dos segmentos de indústria, comércio, serviço e agronegócio do Distrito Federal.

O objetivo do contrato entre as duas instituições foi prestação de serviços e consultoria para elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como de consultas ocupacionais, seguindo as normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho sobre o assunto (leia mais abaixo sobre as NRs).

“Nossa proposta de trabalho vai além de sensibilizar os empresários para o tema SST. Também evidencia que o investimento na redução de riscos e na melhora da saúde do trabalhador se reflete no aumento de produtividade e, consequentemente, de competitividade”, afirma a coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Cláudia Pereira. “Foi uma parceria de muito sucesso. Nós ampliamos nosso atendimento de SST para outros segmentos: serviços, comércio e agroindústria. Os profissionais do Sesi tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos de SST nessas outras áreas”, diz.

sst 28052019 Foto MoacirEvangelistaNa indústria de roupas fitness Dona Jô Fitwear, também atendida por meio da parceria, a consultoria do Sesi-DF deu as orientações quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, à instalação de exaustores e a melhorias na iluminação e realizou consultas ocupacionais. “A preocupação da Dona Jô começa dentro de casa, cuidando dos funcionários, dando o subsídio necessário para proteção individual e para a saúde, com a campanha de vacinação contra a gripe e os exames periódicos”, explica Lucival Junior, analista de RH da indústria.

Empresas de qualquer porte e segmento podem contratar os serviços de SST do Sesi-DF por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.

Entenda as NRs

A Norma Regulamentadora nº 9 do Ministério do Trabalho diz que o PPRA deverá estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores diante dos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho. Já a NR nº 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores do PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde dos trabalhadores.

O PCMSO visa proteger a saúde ocupacional dos trabalhadores e é colocado em prática por meio de consultas e de exames laboratoriais e complementares, a fim de identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores. Como parte da execução do PCMSO, são realizadas as consultas ocupacionais, tendo como propósito avaliar a saúde do trabalhador incluindo como parâmetros os riscos do ambiente laboral. Ao fim de cada consulta, é emitido o atestado de saúde ocupacional. Os tipos de exames ocupacionais são:

  • Admissional – antes de o trabalhador assumir suas atividades laborais.
  • Periódico – com frequência variável, baseada nos riscos aos quais o trabalhador está exposto.
  • Retorno ao trabalho – para o trabalhador que esteve afastado das suas atividades laborais ou em caso de mudança de função, quando as atividades têm riscos diferentes.
  • Demissional – na saída do trabalhador da empresa (deve ocorrer até a data da homologação da demissão).
Texto: Aline Roriz
Foto da Dona Jô: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 28/5/2019
Foto do Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra - 27/6/2019
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2