Sesi-DF recepciona primeiras turmas da EJA a distância
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 23 Outubro 2019 16:58
A escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) recebeu na noite de quarta-feira, 16 de outubro, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio para apresentação da equipe pedagógica e da metodologia de ensino. Eles também participaram de dinâmicas de grupo e conheceram as instalações da unidade. É lá que, até concluírem os estudos, terão um encontro semanal, das 19 horas às 22h30 — uma turma às segundas-feiras e a outra às quartas-feiras.
Os 65 estudantes foram selecionados por meio de edital de gratuidade e estão matriculados na modalidade a distância. A EJA é para maiores de 18 anos que não terminaram os estudos na idade regular. O prazo de conclusão é de no máximo 18 meses.
A primeira fase é o reconhecimento de saberes, no próximo encontro semanal. Nessa avaliação de conhecimentos, os alunos terão de preencher formulários e indicar o que já sabem sobre determinados assuntos. “Acreditamos na formação aliada à experiência de vida, por isso vamos aproveitar as temáticas dominadas na prática e desconhecidas em forma de conteúdo didático. Assim vamos valorizar as competências de cada um”, explicou a coordenadora de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.
A diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz, dá um exemplo: “Uma cozinheira entende de proporção e de medidas ao cozinhar para um grupo de pessoas, mas não sabe que isso é Matemática. Nas aulas, vamos aliar esse conhecimento com a teoria”.
O formato de ensino é como o do Novo Ensino Médio, no qual os conteúdos são divididos por áreas do conhecimento. São quatro itinerários formativos: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Assim, o Sesi-DF se antecipa às exigências do Ministério da Educação, que aprovou em 2018 a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio — a nova estrutura será obrigatória a partir de 2021 e permite que as instituições elaborem projetos pedagógicos com autonomia e apliquem técnicas de ensino com interdisciplinaridade.
Como o conteúdo das aulas estará na internet, nos primeiros encontros, os estudantes receberão orientações para se ambientar na plataforma online.
