Sesi e Fibra participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2019 17:38
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e a Federação das Indústrias do DF (Fibra) terão um estande na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, de 21 a 27 de outubro, tem entrada gratuita e ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade — de segunda-feira a sábado, das 9 às 20 horas, e, no domingo, das 10 às 20 horas.
Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a iniciativa ocorre anualmente de forma simultânea em todas as unidades da Federação. O objetivo é mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas. Neste ano, o tema é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.
O Sesi-DF apresentará três projetos voltados à sustentabilidade na promoção da qualidade de vida. Um deles é o Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar). O dispositivo visa ao combate ao desperdício de água em residências e foi criado por estudantes do Sesi Taguatinga para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League.
O público da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também poderá conhecer o Superalimento, projeto que vem sendo desenvolvido por duas profissionais do Sesi-DF desde abril de 2018. A ideia é aumentar a ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais) por meio do reaproveitamento de alimentos orgânicos.
Também será apresentada a Horta Escolar Inteligente, cujo objetivo é a educação ambiental. Um protótipo do sistema de automação da irrigação da horta, que fica no Sesi São João XXIII, no Gama, será exibido no evento. A Fibra, por sua vez, levará ao estande um hub de inovação: espaço preparado para palestras e debates.
No Palco 360º do evento, 22 alunos do Ensino Médio do Sesi Taguatinga apresentarão a peça Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista. Com cerca de 50 minutos, as apresentações ocorrerão na terça (22) e na quinta (24), às 9h; na sexta (25), às 17h; no sábado (26), às 16h; e no domingo (27), às 10h e às 16h. O roteiro é uma adaptação livre das obras Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, e também faz referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
As atividades que serão apresentadas pela Fibra e pelo Sesi-DF no estande foram aprovadas em edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) para receber recursos da instituição. Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoia as apresentações teatrais.