Alunos do Sesi visitam a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2019 17:51
“Dá medo, porque parece que a gente está solto e vai cair, mas não cai. A sensação é de que a gente está voando!”, descreveu Danilo Gerin, de 11 anos. Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), ele experimentou por cerca de 40 segundos o Girotec — simulador antigravidade da Força Aérea Brasileira.
O equipamento é uma das atrações da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que segue até domingo, 27 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Até sexta-feira, diversas saídas de campo estão programadas para que alunos das três escolas do Sesi-DF participem das atividades. A visita da turma de Danilo foi na terça-feira, 22 de outubro.
Neste ano, o tema da mostra é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a programação ocorre anualmente de forma simultânea em todas as unidades da Federação. O objetivo é mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.
São 21 mil metros quadrados ocupados por mais de 120 expositores. Também na terça-feira, o aluno do 5º ano do Sesi Gama Eduardo Corrêa Pereira, de 11 anos, enviou, no estande dos Correios, uma correspondência a um cientista brasileiro. “Escrevi meu nome, disse que gosto bastante de ciência e que estou muito feliz por estar aqui”, contou, enquanto selava a carta.
O evento também foi a oportunidade para Giovanna Gomes, de 11 anos, entrar com os colegas em um veículo de combate do Exército Brasileiro. “Eu já tinha visto na internet, mas não conhecia assim tão de perto. Foi emocionante, mas acho que deve ser difícil de mexer, porque tem muitos botões”, disse a estudante do 5º ano do Sesi Gama.
Estande do Sesi e da Fibra
Além levar os estudantes para conhecer diferentes tecnologias, o Sesi-DF participa da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Palco 360º, 22 alunos do Ensino Médio do Sesi Taguatinga apresentam a peça Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista. O roteiro é uma adaptação livre das obras Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, e também faz referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira exibição foi na manhã de terça-feira. Na quinta (24), será às 9h; na sexta (25), às 17h; no sábado (26), às 16h; e no domingo (27), às 10h e às 16h.
Ao lado da Federação das Indústrias do DF (Fibra), o Sesi-DF tem um estande na mostra. No espaço, o público pode conhecer três projetos voltados à sustentabilidade na promoção da qualidade de vida: o Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar), o Superalimento e a Horta Escolar Inteligente. As apresentações são feitas por estudantes e profissionais. Há também um hub de inovação (espaço para palestras e debates) e demonstração de atividades de robótica.
Ainda na terça-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitou o local. Lá, contou aos estudantes que foi aluno do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Lembro muito bem tudo que eu vivi ali, foi muito bacana. Para os alunos, digo que aproveitem, porque realmente é uma oportunidade e tanto. O Sistema S como um todo faz um trabalho magnífico.”
As atividades apresentadas no estande foram aprovadas em edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) para receber recursos da instituição. Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) apoia as apresentações teatrais.
A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem entrada gratuita, Até sábado, a visitação é das 9 às 20 horas e, no domingo, das 10 às 20 horas.
Veja aqui a galeria de imagens.
Fotos dos estudantes: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Foto da visita do ministro ao estande: Jonilton Lima
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra