Alunos do Sesi Taguatinga participam de aulão para o Enem
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 31 Outubro 2019 17:00
Às vésperas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o clima na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) era de descontração na quarta-feira, 30 de outubro. Prestes a fazerem a primeira prova do exame no domingo, 3 de novembro, estudantes da 3ª série aproveitaram um aulão para tirar dúvidas e fixar o conteúdo. A nota do Enem é aceita para o ingresso em diversas instituições de ensino superior. A segunda prova será em 10 de novembro.
Entre uma pergunta e outra, músicas e chocolates empolgavam os alunos. “Esta é uma atividade para que eles estejam mais seguros na hora da prova. O conteúdo já vem sendo trabalhado ao longo do ano, então este também é um momento de relaxar, eles precisam disso”, explicou a coordenadora do Ensino Médio do Sesi Taguatinga, Renata Macedo.
Maria Eduarda Pereira da Silva, de 18 anos, diz que as revisões ajudam a refrescar a memória. “Como são conteúdos acumulados de três anos, sempre tem aquele receio de não lembrar. Essa preocupação que o colégio e os professores têm com a gente, de fazer essa revisão, é muito importante e também tira um pouco da ansiedade”, disse a estudante, que quer cursar Engenharia.
O aulão também reuniu estudantes da 2ª série que farão o exame só para testar os conhecimentos. Além de revisarem o conteúdo e responderem a questões em conjunto, os estudantes participaram de uma dinâmica proposta pela psicóloga da unidade, Gabriella Torres, sobre como lidar com os sentimentos e as emoções que os afligem antes, durante e após a avaliação.
Nos dois dias de exame, os estudantes terão de responder a 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. Além disso, precisarão escrever uma redação de no máximo 30 linhas.
Os professores de Redação do Sesi Taguatinga, Denise Ximenes e Vitor Rocha, falaram sobre diversos pontos para os quais os estudantes precisam estar atentos, além de possíveis temas, como epidemias e a volta de doenças erradicadas, controle parental na internet e desafios da mobilidade urbana no Brasil.
Para um bom texto, eles elencam três dicas. A primeira é a leitura de atualidades — se manter informado sobre os principais acontecimentos do Brasil e de outros países. A segunda é priorizar as cinco competências avaliadas pelos examinadores, que podem ser consultadas em uma cartilha publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A terceira dica é evitar clichês. “O aluno precisa buscar a originalidade, fugir do previsível e dar solução viável ao problema apresentado”, pontua o professor Vitor Rocha.
No Sesi Taguatinga, o intensivo para o Enem foi dividido em quatro encontros: dois nesta semana, para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Redação/Ciências Humanas e suas Tecnologias, e outros dois na semana que vem, com conteúdos para as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias.
Ações semelhantes ocorrem nas outras duas escolas do Sesi-DF. No Gama, haverá um aulão nesta sexta-feira, 1º de novembro. No Sesi/Senai Sobradinho, desde agosto, os professores trabalham conteúdos e exercícios em encontros diários, após o horário das aulas.
Veja aqui a galeria de imagens.