Representantes da Suécia conhecem o programa Vira Vida

4 11 2019 Visita de comitiva da Suécia ao ViraVida Foto Victor Hugo Pessoa 3A metodologia do programa Vira Vida – que atende adolescentes e jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social – foi apresentada a representantes da Embaixada da Suécia no Brasil e da polícia daquele país. Na tarde de segunda-feira, 4 de novembro, o grupo visitou as instalações do programa, no Sesi São João XXIII, no Gama.

A visita de Lisa Qvarfordt, segunda-secretária da Embaixada da Suécia no Brasil, e das policiais Cathrine Hagstrom, chefe do Departamento Nacional de Operações Internacionais de Exploração Sexual de Crianças, e Liz Berglund, detetive-inspetora, faz parte das atividades de um grupo de trabalho que monitora crimes sexuais cometidos por cidadãos suecos e estuda projetos estrangeiros que combatam esses crimes ou cuidem das vítimas.

“Não temos nenhum registro desse tipo de crime praticado por suecos no Brasil. A nossa ação é preventiva, pois aqui é um local que atrai muitos turistas. Além disso, é um estudo de campo para identificar iniciativas em prol de crianças e adolescentes que sofreram violência sexual”, disse Cathrine.

A metodologia do Vira Vida é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, que vai da educação básica a cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e a mental; e empregabilidade, que é o encaminhamento a programas de aprendizagem, estágio ou emprego formal.

As técnicas e as ferramentas utilizadas pelos profissionais do programa são baseadas em pesquisas do pedagogo Alfredo Gomes da Costa e do psiquiatra Adalberto Barreto. O primeiro trabalha com a pedagogia da presença, na qual a educação é feita por projetos e pela avaliação sistêmica dos alunos, considerando conhecimentos e habilidades. O segundo é autor de teses sobre terapia comunitária, um espaço de escuta e valorização da vida para o resgate da identidade e da confiança em si.

O Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). Em Brasília, é desenvolvido desde 2009 pelo departamento regional, com o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – e do governo de Brasília. O projeto recebe recursos públicos por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Delmasso (Republicanos) desde 2016. Em 12 turmas, o Vira Vida no DF formou 570 alunos de 15 a 21 anos.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2