Trabalhadores-atletas vencedores do Jopese 2009 participam de premiação
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Após 40 dias intensos de competição, a edição 2009 dos Jogos Poliesportivos Sesi/Empresa (Jopese) – etapa estadual (DF) – foi coroada, neste sábado (17/10), não só com a solenidade de premiação, mas com um dia inteiro de festa para os atletas da indústria e suas famílias. Alegria, emoção e sensação de dever cumprido foram sentimentos comuns nas cerca de 300 pessoas que compareceram ao Sesi Sobradinho. Placas de participação, medalhas e troféus foram entregues na oportunidade. Os vencedores de cada modalidade seguem agora em treinamento ininterrupto para a etapa regional (Centro-Oeste) que terá Brasília como cidade-sede, ainda no fim deste mês.
Neste ano, o Jopese alcançou a 25ª edição. De lá pra cá, os Jogos Poliesportivos, realizados anualmente pelo Sesi nos departamentos regionais espalhados pelo País, cumprem o papel de proporcionar ao trabalhador da indústria todos os benefícios e valores atrelados ao esporte.
“A proposta do Jopese é que cada participante interprete e leve consigo, para as vidas pessoal e profissional, os valores vivenciados na prática do esporte”, disse o coordenador de Lazer, Esporte e Cultura do Sesi-DF, Ayres Tovar. Ainda segundo o coordenador, “a importância do trabalho em equipe para alcançar resultados; a necessidade de cumprir regras para não ser punido; além de características como ética, perseverança, determinação, comprometimento e até superação são alguns exemplos de valores do esporte que se aplicam facilmente à vida real”.
Segundo o gerente da Unidade Brasília da Sadia, Carlos Almeida, o Jopese tem grande importância na empresa, em função do incentivo do trabalho em equipe. “Quando temos a felicidade de receber um troféu de campeão, no retorno desses funcionários para a empresa, usamos esse acontecimento como exemplo de superação, de que as pessoas são capazes. E se elas são capazes não somente no esporte, são capazes também no dia a dia”, disse, na oportunidade.
O Jopese 2009 reuniu trinta empresas industriais do DF, de grande a pequeno porte, com a participação de cerca de mil trabalhadores. Estes competiram, nas modalidades de atletismo, futebol de campo, futebol sete máster, futsal, natação, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. Os jogos foram realizados de 28/8 a 4/10.
Histórias de incentivo e superação
Para as empresas, o Jopese também é sinônimo de qualidade de vida para os trabalhadores, ajudando, inclusive, na manutenção da saúde, na redução do absenteísmo, no aumento da auto-estima, na interação entre os colegas de trabalho, além de mais disposição que gera aumento na produtividade. E para ver e ter trabalhadores mais felizes, muitas empresas não somente incentivam, mas dão condições para que seus trabalhadores-atletas possam alcançar os melhores resultados nos jogos. Muitas delas, inclusive, colocam o Jopese na programação anual da empresa, com treinos definidos previamente.
É o caso da empresa de cimentos, a Ciplan, que participa há cinco anos dos Jogos Poliesportivos e já conta com a participação de 50 atletas, cerca de 10% dos trabalhadores da empresa. “Iniciamos a preparação para o Jopese seis meses antes do início da competição. Isso porque estes jogos são de grande importância para a Ciplan, uma vez que promove maior interação e laços de amizade entre os funcionários, o que tem impacto direto no relacionamento dentro do ambiente de trabalho”, explicou André Luiz da Silva, professor de Educação Física da empresa. André ressaltou que o apoio do Sesi Sobradinho, cedendo toda estrutura e profissionais da unidade, foi fundamental para o resultado da empresa, que ficou em 5º lugar na classificação geral.
César da Silva, auxiliar de produção da Brasal, foi o grande vencedor de atletismo. Mas a vitória só foi possível com o total apoio da empresa. Isso porque a Brasal concede aos funcionários participantes dos jogos liberação para treinamento durante o horário de trabalho, vale-transporte para o deslocamento para os jogos, uniforme, além das necessidade pessoais de cada um, contou a gerente de Qualidade da Brasal, Rita Viana. “César, por exemplo, chegou a ganhar tênis apropriado e até suplemento alimentar, comentou Rita. “Fui estimulado pela Brasal a praticar esporte. Se não fosse esse incentivo, não teria alcançado tão sonhado pódio. O esporte mudou totalmente a minha vida. Agora eu quero representar a Brasal nos jogos regionais”, disse César, visivelmente feliz.
E quem pensa que unir esporte e trabalho só é possível na vida dos solteiros, em função da necessidade de tempo, está enganado. As vencedoras do vôlei de areia, representantes dos Correios, Edgênia Nery Pereira e Eliane Monteiro, são ambas casadas e mães de três e um filhos, respectivamente. “Conciliar emprego, casamento, filhos, trabalho de casa e, ainda, o esporte, é sinônimo de superação para nós”, disse Edgênia. Na opinião de Eliane, a dupla é um exemplo para os colegas de trabalho que veem nelas um modelo a seguir. “Temos que ter muita força de vontade para conseguir conciliar todas essas tarefas, mas essa medalha é uma prova de que é possível”, completa Eliane.
A etapa regional do Jopese do Centro-Oeste, com participação de cerca de mil atletas-trabalhadores do Centro-Oeste, inicia dia 30/10 a partir das 12h e segue até o dia 2/11 até às 12h, com solenidade de premiação. Aproximadamente 170 atletas são representantes do DF. Os jogos serão realizados no Sesi Taguatinga, no Minas Brasília Tênis Clube e no Clube da Caeso.
Suzana Leite
Jornalista
Fotos: Daniella Bizerra