DF recebe Jogos Regionais Centro-Oeste Sesi 2009

Brasília sediará competição que contará com a participação de cerca de mil trabalhadores-atletas

De 30/10 a 2/11, Brasília será a cidade-sede dos Jogos Regionais Centro-Oeste Sesi 2009. Mais de mil trabalhadores-atletas, representantes de centenas empresas industriais da região, se reunirão na cidade para a competição que chega, em 2009, à 25ª edição. Nos quatro dias de jogos, os representantes do DF, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, disputarão entre si nas modalidades de futebol, futsal, futebol sete máster, voleibol, vôlei de areia, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez. Os jogos serão realizados no Sesi Taguatinga, no Minas Brasília Tênis Clube e no Clube da Caeso. A abertura oficial será sexta-feira (30/10), às 20h, no Sesi Taguatinga, com desfile das delegações, cerimônia de fogo simbólico (tocha) e show de encerramento com Peble Rude. De 30/10 a 2/11, Brasília será a cidade-sede dos Jogos Regionais Centro-Oeste Sesi 2009. Mais de mil trabalhadores-atletas, representantes de 63 empresas industriais da região, se reunirão na cidade para a competição. Nos quatro dias de jogos, os representantes do DF, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, disputarão entre si nas modalidades de futebol, futsal (feminino e masculino), futebol sete máster, voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo, xadrez e natação. Os jogos serão realizados no Sesi Taguatinga, no Minas Brasília Tênis Clube e no Clube da Caeso. A abertura oficial será sexta-feira (30/10), às 20h, no Sesi Taguatinga, com desfile das delegações, cerimônia de fogo simbólico (pira olímpica) e show com Peble Rude.

Os Jogos do Sesi representam a maior organização esportiva classista do Brasil, atendendo, anualmente, milhares de trabalhadores da indústria. O objetivo desta iniciativa é disseminar a importância de uma vida saudável, a partir do interesse pela prática esportiva. Para tanto, o os Jogos do Sesi se divide em quatro fases: Estadual; Regional; Nacional; e Internacional. E, desta forma, torna-se uma oportunidade de participação das empresas em eventos esportivos internacionais, promovendo um intercâmbio sociocultural entre os atletas participantes, que, por sua vez, acaba por contribuir com a elevação da motivação para o trabalho.

O renomado medalhista olímpico, Lars Grael, em oportunidade de visita na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), falou com conhecimento de causa sobre os Jogos do Sesi, ressaltando que o trabalho da instituição em disseminar os valores do esporte é de imensa importância e já rompe as fronteiras brasileiras. “O Brasil hoje é admirado internacionalmente pela massa de trabalhadores da indústria que praticam esporte, combatendo o sedentarismo, tendo uma saúde preventiva, qualidade de vida, melhorando a produtividade junto à sua empresa. E os Jogos do Sesi - maior competição de classe multiesportiva do Brasil, em quase todo território nacional, com a participação de grande parte das indústrias instaladas no País - são diretamente responsáveis por isso”, disse Lars, durante entrevista.

Para o coordenador de Cultura, Esporte e Lazer do Sesi-DF, Ayres Tovar, a realização da etapa regional dos Jogos do Sesi em Brasília gera a promoção de intercâmbio dos atletas do Centro-Oeste nas imediações da capital federal. “Isso contribuirá com a disseminação, nas indústrias do DF, da necessidade e importância da prática contínua de atividade física para a manutenção de qualidade de vida dos trabalhadores, além de fortalecer e ampliar as próximas etapas estaduais dos Jogos no DF”, completa.

Importância para a empresa

Para as empresas, os Jogos Regionais são mais uma oportunidade de cumprir com o exercício da responsabilidade social, com foco na valorização dos funcionários, por meio da socialização e da formação esportiva como uma opção de estilo de vida saudável. E os resultados da competição são diversos: melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho; participação efetiva da família durante os jogos; mudança de atitude do trabalhador em relação ao estilo de vida, em função do desenvolvimento de nova consciência sobre a sua saúde; entre outros.

Diversos depoimentos neste sentido foram dados ao fim da etapa estadual (DF) o Jopese – Jogos Poliesportivos Sesi/Empresa - , que teve encerramento festivo realizado no último sábado (17/10). Na opinião de André Luiz da Silva, professor de Educação Física da empresa de Cimento, a Ciplan, “os jogos do Sesi são de grande importância para a empresa, uma vez que promove maior interação e laços de amizade entre os funcionários, o que tem impacto direto no relacionamento dentro do ambiente de trabalho”. André ressalta que o Jopese faz parte da programação anual da empresa. “Iniciamos a preparação para o Jopese seis meses antes do início da competição. E, após cinco anos de participação, conseguimos, em 2009, levar 50 trabalhadores para os jogos do DF, cerca de 10% do contingente de empregados da Ciplan”, ressaltou.

Suzana Leite
Jornalista

Arte - Davi Fernandes

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2