Sesi-DF participa de feira de ciência e tecnologia da Embrapa
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 27 Novembro 2019 12:08
Até sexta-feira, 29 de novembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza a segunda edição da feira de ciência e tecnologia Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência. A mostra, que começou na segunda-feira, ocorre na sede da instituição, na Asa Norte, e recebe visitantes das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.
Um dos estandes é do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que apresenta a Horta Escolar Inteligente. O projeto, desenvolvido no Sesi São João XXIII, no Gama, conta com irrigação automatizada a partir de sensores que medem a umidade do ar e do solo, a luminosidade e a temperatura.
Concurso Horta&Escola
Dentro da programação da feira, nesta terça-feira, dia 26, foi realizado o Concurso de Inovação Horta&Escola. Quatorze projetos de alunos de instituições públicas e particulares do DF e do Entorno concorreram nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O Sesi Taguatinga levou duas iniciativas desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental: Horta Suspensa e Nossa Horta. A primeira, desenvolvida por cinco alunos do 9º ano, ficou em quinto lugar. Júlia Milanez, de 14 anos, foi um dos estudantes que apresentaram a ideia aos avaliadores. “Estávamos conversando sobre um projeto sustentável para nossa feira de ciências e observamos que havia muitas garrafas PET nas lixeiras da escola. Queríamos fazer alguma coisa com isso e então pensamos em uma horta suspensa. A ideia é que ela esteja por toda a escola, para conscientizar os alunos.”
Já o projeto Nossa Horta, que envolveu cerca de 120 estudantes do 6º e do 8º ano, foi apresentado no concurso por cinco alunos. Trata-se de um espaço na escola voltado à produção sustentável de alimentos. “Aprendemos sobre preservação do meio ambiente, alimentação saudável e o quão importante isso é. Posso levar para a vida. Agora, quase todo dia eu planto uma plantinha em casa e é muito legal fazer isso”, disse Alex Vitor Marcolino, de 12 anos, do 6º ano.
Os projetos foram desenvolvidos por alunos com o apoio de professores. Todos receberam medalhas de participação da Embrapa. Para a diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz, atividades como essa contribuem para a formação para o mundo do trabalho. “Trabalhamos conteúdos, mas também projetos, para que os alunos vejam na prática o que estão aprendendo”, explica.
Comer sem Desperdiçar
Nesta terça-feira, também foram lançados pela Embrapa a revista em quadrinhos Comer sem Desperdiçar, da Turma da Mônica, e o Manual do Educador #SemDesperdício, um guia para professores sobre consumo sustentável.
A cerimônia contou com a participação de Mauricio de Sousa, que fez a entrega do material a alunos representantes dos 14 projetos escolares. “Com uma revista como esta que produzimos, vamos passar uma mensagem muito importante. É difícil que a criança, principalmente, tenha noção do desperdício. Estudou-se tanto para a alimentação se tornar sadia e um terço disso vai para o lixo; para os conscientes, isso é um crime”, disse o criador da Turma da Mônica.
A protagonista da história é a personagem Magali, que aprende sobre o tema ao ajudar os pais a preparar o almoço de domingo. “Ela come muito, mas agora está escolhendo melhor, com uma alimentação saudável”, garante Mauricio.