Educação tecnológica é tema da Semana Pedagógica do Sesi-DF
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 03 Fevereiro 2020 16:20
A uma semana do início das aulas, as equipes pedagógicas da Rede Sesi de Educação no Distrito Federal estão reunidas em preparação para o início do ano letivo. A abertura da primeira Semana Pedagógica de 2020 foi na segunda-feira, 20 de janeiro, na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), onde haverá atividades até quinta-feira, dia 23. As aulas começarão no dia 27, nas três escolas da rede: Gama, Sobradinho e Taguatinga.
Nesta edição, as ações para diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores giram em torno do lema do ano — Educação tecnológica: escolas preparadas para o futuro que já começou. Os profissionais são divididos por segmento (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Entre as atividades estão oficinas sobre o uso das plataformas Minecraft Education e Office 365 e capacitações para a utilização de espaços maker — salas equipadas com diversos recursos tecnológicos para o desenvolvimento de projetos em grupo.
“Além dos conteúdos formais, que todas as escolas precisam cumprir, a nossa proposta pedagógica busca desenvolver outras competências e habilidades, como empreendedorismo, liderança e domínio de tecnologias diversas”, explica a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.
A abertura foi com uma palestra de Nathalia Kelday, fundadora da startup de educação Estudologia e do movimento Edtech Meetup, que reúne iniciativas brasilienses desse tipo. Ela falou sobre conceitos e ferramentas tecnológicas para auxiliar o preparo e a execução das aulas. “São crianças nativas digitais, que crescem com o celular e o tablet na mão e estão acostumadas com vários programas. É necessário e importante que os professores usem tecnologia em sala de aula para dialogar melhor com os estudantes e fazer com que tenham rendimento maior.”
A superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, participou da abertura da Semana Pedagógica de 2020. “O aluno que estuda no Sesi tem de entender que é preciso chegar ao mercado de trabalho com ideias inovadoras, com o pensamento revolucionário”, afirma, ao destacar a importância de trabalhar temas como inovação e empreendedorismo em sala de aula.
Saiba mais sobre a Rede Sesi de Educação no Distrito Federal em www.sesidf.org.br.