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Seis equipes de robótica do Sesi-DF participarão de torneio regional

O Distrito Federal sediará em 7 e 8 de fevereiro uma das etapas regionais da temporada 2019/2020 do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, que tem como tema City Shaper – construindo cidades inteligentes e sustentáveis. A competição será na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) e contará com 28 equipes: 19 de escolas do Distrito Federal, 3 de Mato Grosso, 1 de Mato Grosso do Sul, 2 da Paraíba e 3 de Sergipe.

As disputas regionais começaram em dezembro, em Goiás, em São Paulo, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul. Também haverá competições no Amazonas, na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

As três equipes mais bem classificadas em cada etapa regional garantirão vaga para a fase nacional do torneio, que será de 6 a 8 de março, em São Paulo. Outras poderão se classificar, dependendo do número de times participantes. Os times que tiverem os melhores resultados poderão ir a torneios internacionais.

Os times têm no máximo dez integrantes, de 9 a 15 anos (na data de inscrição no torneio), e até dois técnicos adultos (um é suplente). Algumas equipes contam ainda com mentores – ex-competidores que as ajudam na elaboração dos projetos e na programação dos robôs.

Criado em 1998 pela organização estadunidense First, que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes de diversos países sejam apresentados a esses temas de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A cada temporada, a competição estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e propõe desafios do mundo real. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional.

As equipes passam meses trabalhando em um projeto de pesquisa dentro do tema da temporada e programando robôs que as representarão em desafios nos torneios. Elas são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.

Seis equipes do Sesi-DF estão inscritas na etapa regional: a Albatroid e a Albageek, formadas por alunos da escola de Taguatinga, a Bisc8 e a Ohana, de Sobradinho, e a Legofield e a Lego of Olympus, do Gama. Conheça abaixo os competidores e o projeto de cada uma para solucionar problemas que prejudicam a vida nas grandes metrópoles.

Albatroid

Equipe Albatroid Sesi Taguatinga

 Alex Vitor de Maman Albatroid 4

Alex Vitor de Maman Marcolino

12 anos

7º ano do Ensino Fundamental

Anna Clara Gomes Albatroid 2

Anna Clara Gomes Carmino

14 anos

9º ano do Ensino Fundamental

 

Daniel de Souza Mota Albatroid 1 

Daniel de Souza Mota Filho

14 anos

1ª série do Ensino Médio

 Eduardo Moroni Tertuliano Albatroid 1

Eduardo Moroni Tertuliano da Rosa

14 anos

1ª série do Ensino Médio

 Letícia Souza Santana Albatroid 1

Letícia Souza Santana Marinho

13 anos

9º ano do Ensino Fundamental

 Pedro Paulo Balbino Lopes Albatroid 1

Pedro Paulo Balbino Lopes

13 anos

8º ano do Ensino Fundamental

André Alcântara da Silva Técnico Albatroid 1

Técnico: André Alcântara 

Gabriel Antunes Álvares Técnico Albatroid 1 

Técnico: Gabriel Antunes

Ana Carolina de Moraes Mentora 4 

Mentora: Ana Carolina Baia de Moraes 

Ives Dijuran Bomtempo Mentor 1

Mentor: Ives Dijuran

   


A equipe vai usar a tecnologia para tentar diminuir os problemas de locomoção de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física. Eles desenvolveram um aplicativo de celular, o Inclusion App, que vai apresentar informações sobre a cidade, como as condições climáticas para que um cadeirante não sofra com enchentes, e listar os pontos com ônibus acessíveis, além de oferecer a possibilidade de pedir ajuda a voluntários cadastrados no aplicativo. O Inclusion App será gratuito e está em fase de finalização. Inicialmente, o aplicativo estará disponível em celulares da plataforma Android. Veja mais informações do projeto no site: https://inclusionapp.wordpress.com/

Albageek

Equipe Albageek Sesi Taguatinga

 Anthony Gabriel Neves Albageek 1

Anthony Gabriel Neves Mendes

14 anos

1ª série do Ensino Médio

 Fernanda de Araújo Albageek 1

Fernanda de Araújo Mesquita

13 anos

8º ano do Ensino Fundamental

Laura Freitas de Souza Albageek 1

Laura Freitas de Souza Abílio

13 anos

9º ano do Ensino Fundamental

 

Luiz Eduardo Alves Feitosa Albageek 1

Luiz Eduardo Alves Feitosa

12 anos

7º ano do Ensino Fundamental

 Luiz Felipe Vasconcelos Albageek 1

Luiz Felipe Vasconcelos de Araújo

11 anos

7º ano do Ensino Fundamental

Weslainy de Jesus Campos Albageek 1

Weslainy de Jesus Campos

13 anos

8º ano do Ensino Fundamental

André Alcântara da Silva Técnico Albageek 4 

Técnico: André Alcântara 

Gabriel Antunes Álvares Técnico Albageek 1 

Técnico:  Gabriel Antunes

 Ana Carolina de Moraes Mentora 4

Mentor: Ana Carolina Baia de Moraes

Ives Dijuran Bomtempo Mentor 1

Mentor: Ives Dijuran

   

 

Um dos principais problemas do século é o estresse. Pensando nisso, a Albageek criou o Spacehortus – um contêiner itinerante para meditação, que, por meio da cromoterapia, vai ajudar no relaxamento. A ideia dos jovens foi criar um espaço com isolamento acústico, aberto à população e gratuito para ajudar a diminuir o estresse. Além de aulas de meditação em horários definidos, serão ensinadas técnicas de relaxamento, e o local poderá servir apenas como refúgio para quem quiser ir e não fazer nada mais do que descansar. Veja mais informações do projeto no site:https://projetospacehortus.wordpress.com/

Bisc 8

Equipe BISC8 CORPO

Amanda Layanne de Oliveira 16 anos 180x180

Amanda Layanne de Oliveira Coelho

16 anos

2ª série do Ensino Médio

João Pedro Gurgel Tomaz Farias Fernandes 15 anos 180x180

João Pedro Gurgel Tomaz Farias Fernandes

15 anos

2ª série do Ensino Médio

Letícia Ferreira de Araujo 15 anos 180x180

Letícia Ferreira de Araújo

15 anos

2ª série do Ensino Médio 

 

Pedro Thiago Gomes Vasconcelos 15 anos 180x180

Pedro Thiago Gomes Vasconcelos

16 anos

2ª série do Ensino Médio

Suyanne Sara Miranda Silva 16 anos 180x180

Suyanne Sara Miranda Silva

16 anos

2ª série do Ensino Médio

 

 Tecnica Kamila Sousa 31 anos 180x180 

Técnica: Kamila Pereira de Sousa 

 

 

Tecnico Sillas Adjalbas Barbosa dos Reis 19 anos 180x180 

Técnico: Sillas Adjalbas Barbosa dos Reis

Mentora Gabriella Paulino Honório 16 anos 180x180

Mentora: Gabriella Paulino Honório

 

Mentor Márcio Henrique de Sousa Costa 17 anos 180x180 

Mentor: Márcio Henrique de Sousa Costa

 

Com uso de garrafas PET, a equipe pretende aperfeiçoar um antigo equipamento das cidades, tornando-o mais funcional e sustentável. Nomeada como Bisc – Bueiro Inteligente Sustentável Coletor, a solução dos alunos é um cesto com furos que será acoplado dentro das bocas de lobo para evitar o entupimento e, consequentemente, o alagamento das vias. Assim, vai facilitar o recolhimento do lixo e a limpeza dos bueiros. Segundo a pesquisa da equipe, a manutenção das bocas de lobo no Distrito Federal é complicada e demanda muito tempo e muitos recursos. Essa solução será benéfica tanto do ponto de vista ambiental como do de gestão pública. O Bisc terá ainda um mecanismo que avisa se o cesto está cheio, já que, por meio de um sistema de arduino e uma polia, mostrará as cores verde, amarelo e vermelho: ficará verde quando estiver vazio, amarelo quando estiver meio cheio e vermelho quando estiver muito cheio. 

Ohana

Equipe Ohana CORPO

David Leandro Santos da Silva 16 anos 180x180

David Leandro Santos da Silva

16 anos

2ª série do Ensino Médio

Debora Tamanini 15 anos 180x180

Débora Suelani Chaves Tamanini

15 anos

2ª série do Ensino Médio

Isabelle Souza 16anos 180x180

Isabelle Souza Monteiro

16 anos

2ª série do Ensino Médio

 

Luis Chagas 16 anos 180x180

Luís Eduardo Chagas Neiva

16 anos

2ª série do Ensino Médio

Rafael Gomes 16 anos 180x180

Rafael Gomes Pereira

16 anos

2ª série do Ensino Médio

Tecnica Kamila Sousa 31 anos ohana 180x180

Técnica: Kamila Pereira de Sousa

 

Tecnico Sillas Adjalbas Barbosa dos Reis ohana 19 anos 180x180

Técnico: Sillas Adjalbas Barbosa dos Reis

Mentor Márcio Henrique de Sousa Costa 17 anos 180x180

Mentor: Márcio Henrique de Sousa Costa

 

 

A equipe identificou que um dos problemas que mais causam transtornos para os moradores de grandes cidades é a poluição do ar. Para tentar diminuir as consequências desse efeito, os estudantes desenvolveram um filtro que poderá ser utilizado no interior de fábricas e indústrias melhorando a qualidade do ar para os trabalhadores que ficam expostos a poluição. A ideia é que o equipamento puxe o ar do ambiente, que contém partículas poluentes, e devolva o ar puro. O filtro de médio porte, em formato de pilastra, será feito de microfibra de vidro, que retém as partículas sólidas de sujeira por meio de um exaustor.

Legofield

Lego Field FotoMoacirEvangelista29012020 5

 Bernardo de Almeida Lego Field Competidor

Bernardo Almeida Serejo

14 anos

9º ano do Ensino Fundamental

Hellen Mendes Lego Field Competidor

Hellen Cristina Mendes Santos

16 anos

2ª série do Novo Ensino Médio

 

Ian Rapini Lego Field Competidor

Ian Pedrosa Rapini

16 anos

3ª série do Ensino Médio

 

 Lego Field FotoMoacirEvangelista29012020 9

Júlia Gomes da Costa

14 anos

1ª série do Novo Ensino Médio

Stephany Oliveira Lego Field Competidor 

Stephany Mariane dos Santos Oliveira

16 anos

2ª série do Novo Ensino Médio

Sofia Costa Lego Field Competidor

Sofia Costa da Silva Batista

13 anos

9º ano do Ensino Fundamental

Alberto Roquete Lego Field Técnico 

Técnico: Alberto Roquete de Melo Junior

Wanderson Gomes Lego Field Técnico

 Técnico: Wanderson Gomes da Silva

italo Andrade Lego Field Mentor 

Mentor: Italo França Andrade

 

Projetar e modelar um método mais efetivo em relação a poluição sonora é o principal desafio da equipe. Barulhos e ruídos do dia a dia nas grandes cidades interferem na qualidade de vida causando problemas como perda da audição, estresse, insônia, irritabilidade, pressão alta e problemas cardíacos. Tentando soluções para essas dificuldades, os alunos desenvolveram uma parede ecológica denominada E-WALL, que consiste em uma parede termoacústica que tem a função de reduzir ou até extinguir ruídos em locais internos. Além disso, é capaz de reduzir a entrada de calor externo no verão, enquanto, no inverno, reduz a perda de calor interno, impedindo a troca de temperatura. Sua aplicação pode se dar em vários locais tais como paredes residenciais, prédios públicos, escritórios, tubulações hidráulicas e até em dutos de ar condicionado, sendo também ideal para fazer isolamento de telhados e fachadas. Há soluções parecidas com essa no mercado, mas nenhuma delas com o diferencial de que a matéria prima usada para criar a E-WALL é lixo reciclável como garrafas PET e serragem de madeira. Dessa forma, a ideia ainda ajuda o meio ambiente reduzindo o descarte desses materiais.

 

Lego of Olympus

Lego of Olympus FotoMoacirEvangelista29012020 12

 Catharina Nicolazzi Lego of Olympus Competidor

Catharina Nicolazzi

11 anos

7º ano do Ensino Fundamental

 Clarissa Viana Lego of Olympus Competidor

Clarissa Viana de Queiroz

12 anos

8º ano do Ensino Fundamental

 Germana Louisy Lego of Olympus Competidor

Germana Louisy

12 anos

7º ano do Ensino Fundamental

 Henrique Andrade Lego of Olympus Competidor

Henrique Andrade Carvalho

14 anos

9º ano do Ensino Fundamental

 Igor Souza Lego of Olympus Competidor

Igor Santarem Souza

14 anos

9º ano do Ensino Fundamental

 Rafael Ferreira Lego of Olympus Competidor

Rafael Ferreira Nunes

15 anos

1ª série do Novo Ensino Médio

Alberto Roquete Lego Field Técnico 

Técnico: Alberto Roquete de Melo Junior 

Wanderson Gomes Lego Field Técnico 

Técnico: Wanderson Gomes da Silva

Gabriel Gomes Lego of Olympus Mentor

Mentor: Gabriel Gomes Fontana

 

A Lego of Olympus também buscou uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com dificuldade de locomoção. Eles identificaram que 88% dos pontos de ônibus do Distrito Federal não têm nenhum tipo de acessibilidade. Para solucionar esse problema, desenvolveram o Murb – plataforma elevatória nas paradas que levará a pessoa do ponto de ônibus até o transporte de forma segura. Na hora de descer do veículo, ela vai usar o Murb +, um aplicativo que pode acionar a plataforma via bluetooth para ajudá-la a descer ou pedir ajuda a um voluntário. Entre os mecanismos criados pela equipe está o botão de pressão, que, quando acionado, levanta a plataforma e leva a pessoa até o veículo. Também tem um sensor que identifica quando a pessoa sai e que retorna o Murb para a superfície. O Murb tem potencial de inovação, pois, diferente das soluções que já existem, será instalado nas próprias paradas, não sendo necessário colocar um equipamento em cada ônibus. O Murb é abastecido por energia solar fotovoltaica, podendo ser instalado em qualquer ponto de ônibus. A plataforma também conta como sinalização para o motorista saber que uma pessoa com mobilidade reduzida está chamando pelo ônibus. A bateria do sistema será carregada com energia solar e o que sobrar poderá ser utilizado para iluminação das paradas e também para recarregar celulares.

Texto: Aline Roriz
Fotos Bisc8 e Ohana: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Fotos Albageek, Albatroid, Legofield e Lego Of Olympus: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Foto do torneio: Helio Montferre/Sistema Fibra – 9/11/2018
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

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