Primeiro dia do regional de Robótica tem avaliações e muita animação
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 05 Março 2020 10:27

Começou nesta sexta-feira (7), a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a participação de 21 equipes do Distrito Federal, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba e de Sergipe. As equipes com melhores resultados se classificam para a etapa nacional que será durante o Festival Sesi de Robótica, de 6 a 8 de março em São Paulo (SP).
O tema da temporada 2019/2020 é City Shaper — construindo cidades inteligentes e sustentáveis. Os jovens foram desafiados a elaborar soluções para problemas que prejudicam a vida nas metrópoles. Exploraram temas como acessibilidade, criatividade, educação, mobilidade, mortalidade, saúde, saneamento e sustentabilidade.
Os times de robótica são avaliados em quatro categorias. No Projeto de Pesquisa, os competidores pesquisaram problemas ambientais, estruturais e sociais ligados ao tema cidades inteligentes e sustentáveis para criar soluções inovadoras ou aprimorar processos. No Design do Robô, as equipes definiram as estratégias para o robô, desenharam e construíram o projeto mecânico e apresentam o processo de desenvolvimento e de construção a um grupo de juízes. No Desafio do Robô, os estudantes construíram e programaram um robô autônomo Lego para realizar missões inspiradas nos desafios enfrentados por moradores de grandes cidades. E o Core Values é a parte humana e ética da avaliação, que trata de valores referentes à importância de manter a competição amigável, respeitosa e com espírito de equipe.
Nesta sexta, as equipes passaram pelas primeiras avaliações em todas as categorias. Amanhã, serão os últimos rounds do Desafio do Robô e as reavaliações dos juízes. No Desafio do Robô, as equipes precisam erguer um edifício, subir uma rampa, içar um guindaste, desviar de um engarrafamento, ativar ou entregar objetos em uma mesa. A programação do torneio nesta sexta encerra com a tradicional Festa da Amizade, com a participação de todos os competidores, técnicos, mentores e juízes.
Equipes do Sesi-DF
O Sesi-DF é representado por seis equipes: a Albatroid e a Albageek, formadas por alunos da escola de Taguatinga; a Bisc8 e a Ohana, de Sobradinho; e a Legofield e a Lego of Olympus, do Gama. As equipes têm jovens com perfis bem diferentes: idade entre 9 e 16 anos, homens e mulheres, alguns com experiência em torneios de robótica e outros estão estreando na competição, com muito ou pouco tempo de treino.
"Acho que a experiência que eu tenho em um torneio internacional pode ajudar a equipe aqui. Estou preparada para lidar com o robô, para as apresentações ou qualquer outro desafio que surgir. Tenho certeza de que o trabalho é bom, mas a insegurança bate", afirmou Hellen Santos, de 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio do Sesi Gama e competidora da Legofield. Hellen participou do torneio internacional, nos Estados Unidos, na temporada 2018/2019 com a equipe Lego of Olympus.
Os integrantes da Bisc8, do Sesi Sobradinho são estreantes em torneios de robótica: "Na hora que começou deu um frio na barriga, mas a energia aqui é surreal. Nossa equipe é muito interessada e estamos nos preparando desde o ano passado, então acho que vai ser ótimo”, disse Letícia Ferreira de Araújo, de 15 anos, da 2ª série do Ensino Médio do Sesi Sobradinho.
Assim como Letícia, Luiz Eduardo Alves Feitosa, de 12 anos, do 7º ano do Sesi Taguatinga, está participando de um torneio de robótica pela primeira vez. Ele é da equipe Albageek. "Estou achando muito legal, estou muito ansioso e com vontade de compartilhar conhecimento com outras pessoas. Eu acho que vamos ser bem avaliados, porque não é só decorar e saber apresentar, mas viver de verdade aquilo que estamos apresentando”, falou, empolgado.
Cerimônia de abertura
No começo da tarde deste primeiro dia de provas ocorreu a cerimônia que marcou o início da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica. A superintendente do Sesi-DF, Gricélia Melo, fez a contagem regressiva para o início do torneio acompanhada da gerente de Educação, Núbia Rosa e da interlocutora de Tecnologias Educacionais do Sesi-DF, Elisângela Machado.
O primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, cumprimentou técnicos, anjos, juízes e os colaboradores do Sistema que prepararam o evento e lembrou aos competidores da importância de participar de um projeto que instiga a inovação, o empreendedorismo e prepara para o mercado de trabalho do futuro. "Vocês estão trabalhando com a construção de cidades inteligentes e tudo o que se fala no mundo é sobre isso: desafogar problemas que nós mesmos criamos", afirmou Verano, durante a cerimônia.
O diretor de operações do Sesi Nacional, Paulo Mól, prestigiou a cerimônia de abertura destacando que todas as equipes têm potencial para participar do desafio nacional, em São Paulo. O subsecretário de Inovação e Tecnologias Pedagógicas e de Gestão da Secretaria de Educação do DF, Moisés Alencar, também participou da abertura e incentivou os alunos a trabalhar com tecnologia em busca de um futuro melhor nas cidades.
Segundo dia
Neste sábado (8), ocorre o segundo e último dia da etapa regional Torneio Sesi de Robótica FLL, temporada 2019/2020. O evento, das 8 às 17 horas, é aberto ao público. O Sesi Taguatinga fica na QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte.
Veja as galerias de imagem da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLL no DF.