Cerimônia abre oficialmente turma 13 do Vira Vida
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 05 Março 2020 10:17
*Atualizado em 4/3, às 20h.
Na manhã desta terça-feira (3), na unidade São João XXIII do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), no Gama, ocorreu a cerimônia que oficializou o início da 13ª turma do Vira Vida. O programa atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.
Durante 16 meses, os alunos vão frequentar aulas da educação básica do Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos e Operador de Computador — e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) — Assistente Administrativo, Operador de Computador e Recepcionista. Além disso, terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.
“O programa existe graças ao empenho de grandes entidades e do apoio do governo local. É um grupo que se uniu em prol daqueles que um dia tiveram sua infância roubada e sofreram um trauma”, disse o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também é diretor regional do Sesi-DF. Ele destacou ainda que o Vira Vida vai além do cuidado com o lado humano. “Os alunos recebem educação de qualidade, boa alimentação e são qualificados e inseridos no mercado de trabalho. É um trabalho que permeia todos os campos da formação de um cidadão.”
As atividades da 13ª turma começaram em dezembro, com 100 alunos participantes. Durante o período de adaptação, seis jovens optaram por não continuar no programa. As vagas abertas serão preenchidas por outros alunos, já inscritos em cadastro reserva, construído durante o processo de inserção para a formação da turma.
Desde o início das atividades, os estudantes passaram pela socialização, conheceram a equipe multidisciplinar do Vira Vida, participaram de palestras sobre educação, saúde, direitos e deveres do cidadão e iniciaram as aulas dos cursos de qualificação. Vinte e três alunos estão na aceleração das séries iniciais do Ensino Fundamental, enquanto o restante da turma está no projeto de leitura, que trabalha a importância de ler, de saber interpretar e de escrever corretamente. A previsão é que em maio inicie a fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os que estão cursando o Ensino Médio estudam em escola regular da rede pública.
Durante a cerimônia, Isabela*, de 16 anos, aluna da 13ª turma falou sobre a experiência no Vira Vida até agora. “É um novo universo. Pelo projeto de leitura, por exemplo, eu viajo e sinto diversas emoções, pois tudo é uma nova descoberta. O programa está curando as minhas feridas e eu estou me reencontrado. Posso dizer que encontrei uma família que me apoia e incentiva diariamente”, contou, emocionada.
O Vira Vida recebe recursos por meio de convênio assinado entre o Sesi-DF e a Secretaria de Justiça do DF, destinados por emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos). “A confiança e o amor pelo programa são o que movem o trabalho de todos que se empenham para que ele aconteça. Sei que cada um que é atendido tem uma história difícil, mas ela será de testemunho no futuro brilhante desses jovens, que no presente se esforçam por mudanças”, disse Delmasso.
Também estiveram presentes na aula inaugural a superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, o secretário da Juventude do DF, Léo Bijos, o diretor financeiro da Fibra e presidente da Junta Comercial do DF, Walid Sariedine, e o diretor administrativo financeiro do Sebrae no DF, João Henrique de Almeida.
Histórico
Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 570 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.
O Vira Vida conta com o apoio de outras instituições do Sistema S – Senai, Senac, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também tem apoio do governo local, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do DF, entre outros.
*Nome fictício, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
ATUALIZAÇÃO – [4/3/2020, às 20h – Diferente do informado o Senai-DF oferece aos alunos o curso de Operador de Computador, e não de Operador de Telemarketing.]