Saúde na Sala de Aula: alunos apresentam trabalhos no Centro Cultural Sesi

Saúde na Sala de Aula: alunos apresentam trabalhos no Centro Cultural Sesi

Abertura da exposição de cartuns do I Festival Internacional de Humor em DST e Aids marcou o evento

Assuntos que ainda são tabus na sociedade como sexualidade, violência, homofobia, drogas, DST/Aids, entre outros, foram abordados durante os últimos dois anos em 26 turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do programa Saúde na Sala de Aula (SSA), realizado pelo Sesi-DF. E para coroar o encerramento deste trabalho, os alunos do EJA prepararam mostras com as temáticas do SSA em forma de paródias, vídeos, desenhos (cartuns) e danças, que foram apresentadas ontem (27/10), na Sala Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi. Cerca de 180 pessoas prestigiaram as mostras, que, ao final, foram premiadas do 5º ao 1º lugar, com júri que incluiu representantes do Ministério da Saúde. Além disso, na oportunidade, foi aberta a exposição de cartuns do I Festival Internacional de Humor em DST e Aids, também do MS, no Centro Cultural, que permanecerá para visitação gratuita até o fim deste ano.

Os palhaços Canção e Carona, do Grupo Mamulengo Presepada, abriram as apresentações tirando gargalhadas do público jovem. Com irreverência e bom humor, os palhaços trataram os mesmos temas do SSA, como uma forma de introduzir os trabalhos que estavam por vir. Daí em diante, durante toda manhã, foram apresentados diversos trabalhos. Algumas turmas fizeram telejornais. Outras apresentaram vídeos que sincronizavam informações com imagens de impacto, a fim de que a mensagem fosse passada de forma concreta. Paródias que vão desde a música Mineirinho até o sucesso baiano Vai Sacudir, Vai Abalar, também movimentaram a manhã. Além disso, teatro musical e diversos cartuns foram apresentados, na oportunidade.

Segundo o aluno Matheus Henrique, de 15 anos, aluno do EJA do Sei Taguatinga, o SSA foi importante para abordar diversos assuntos que não são tratados de forma séria entre a juventude. “Eu aprendi, por exemplo, que devo escolher melhor minhas amizades, para não me envolver com coisas erradas, como a droga, por exemplo”, disse. Já na opinião do Ricardo Silva, de 16 anos, também estudante do EJA do Sesi Taguatinga, “o tema sexualidade e anatomia esclareceu a importância do uso do preservativo, além de ensinar a usá-lo corretamente”.

De acordo com coordenador da ONG Educavida e membro do júri, Fernando Alvez, os trabalhos apresentados na oportunidade o deixaram muito surpreso. “Existe uma pressão social muito forte para este público. Sexualidade, DST/Aids, drogas, etc, ainda são temas muito delicados, embora o senso comum diga o contrário. Portanto, iniciativas como esta devem ser difundidas para que outras pessoas possam desenvolver trabalhos semelhantes”, disse. Ainda segundo Fernando, o grande mote deste trabalho é a questão do pertencimento. “Não é um trabalho feito para eles, mas por eles. Esse é o grande diferencial de sensibilização. Eles têm que se ver e se perceber em situação de vulnerabilidade”, acrescentou.

Os grandes vencedores foram os alunos da turma B/21 do Sesi Taguatinga. Com uma paródia sobre tabagismo, os adolescentes conquistaram o primeiro lugar no concurso, levando R$ 800 em premiação.

E a iniciativa foi tão positiva que não pára por aqui. “A proposta é estender o SSA para o Ensino Fundamental, atingindo não somente jovens e adultos, mas os adolescentes, alunos do Sesi”, disse a coordenadora de Saúde e Responsabilidade Social do Sesi-DF, Maria Aparecida de Oliveira.

O SSA é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesi, que teve o DF como cidade-piloto, além do Pará, Minas, Bahia e o Rio Grande do Sul. Cerca de 400 alunos acima de 16 anos, tiveram a oportunidade de receber o programa no DF, nas turmas desenvolvidas dentro nas unidades do Sesi, além das que são promovidas em empresas como a Brasal e a Caesb.

Suzana Leite
Jornalista

Foto -  Fernando Bizerra / GB Press

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2