Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado com dicas para lidar com pandemia

Em 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais. Neste dia, em 1969, 78 mineiros morreram na explosão de uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, acidente que marcou a data mundialmente. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a celebração para o 28 de abril e, em 2005, o Brasil fez o mesmo por meio da Lei nº 11.121/2005. Desde então, a data é marcada por ações de conscientização de trabalhadores e empregadores sobre os riscos de acidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho.

Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) focou ações no suporte às empresas com orientações a respeito de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) de forma a diminuir a propagação do vírus.

Desde o início da crise de saúde da Covid-19, o Sesi-DF apresenta orientações específicas para o enfretamento da pandemia. As principais estão na adequação do ambiente laboral, com desinfecção e limpeza, indicação de anteparos físicos e barreiras para o colaborador não ter exposição direta, manutenção de filtros de ar condicionado, além de outras medidas administrativas, como a restrição de pessoas no ambiente. “Falamos, principalmente, sobre os equipamentos de proteção individual e coletivo que deverão ser rigorosamente higienizados, não podendo ser compartilhados e que devem ser trocados com maior frequência”, explicou Maria do Carmo Bastos, engenheira do trabalho do Sesi-DF, que sempre reforça às empresas a importância de se alterar o layout do ambiente de trabalho, permitindo que os funcionários fiquem sempre há dois metros de distância uns dos outros.

O trabalho da área de engenharia é complementado pela equipe de saúde. “Além desses cuidados, as empresas precisam manter seus programas de Segurança e Saúde do Trabalho em dia, ou seja, o PPRA [Programa de Prevenção de Riscos Ambientais] e o PCMSO [Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional], e devem continuar se comprometendo em transformar o ambiente de trabalho em um local mais seguro, agindo para neutralizar os riscos ambientais presentes”, afirmou Flavia Lopes, médica do trabalho do Sesi-DF.

A importância dessa data deve ser lembrada e enfatizada para que se procure sempre a melhoria contínua dos locais de trabalho e a redução de acidentes e doenças ocupacionais. “Vivemos um momento atípico e complicado e as empresas não podem descuidar da saúde e da segurança dos trabalhadores. No contexto atual esse cuidado precisa ser reforçado e estar ainda mais latente”, enfatizou Maria Claudia Pereira, coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF.

O Sesi-DF não para

afericao de temperatura FotoMoacirEvangelista22042020Durante a pandemia, o Sesi-DF está tomando todos os cuidados necessários para manter os atendimentos com segurança para todos. As consultas ocupacionais continuam sendo realizadas e as empresas podem fazer agendamentos ou tirar dúvidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a agenda organizada para evitar aglomeração de pessoas. A equipe de enfermagem e os médicos passaram a utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para o momento de crise. O Sesi Brasília, que recebe trabalhadores para atendimentos de saúde, teve a recepção modificada e, como em todas as unidades do Sistema Fibra, todos os funcionários trabalham utilizando máscaras e as pessoas que acessam o prédio têm a temperatura verificada.

Nos atendimentos externos, para a elaboração de PPRA e de PCMSO, os consultores utilizam EPIS e tomam os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde para o momento.

As medidas tomadas garantem que empresas que precisem de suporte para os cuidados com a saúde e com a segurança do trabalhador contem com os serviços do Sesi-DF, mesmo durante a pandemia, tanto para assuntos relacionados a redução da proliferação do novo coronavírus quanto para outros aspectos de SST.

Para tirar dúvidas ou contratar os serviços do Sesi-DF, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.

Texto: Aline Roriz
Foto verificação de temperatura: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 22/4/2020
Foto manipulação de blocos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 23/4/2018
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2