Sesi-DF já aplicou mais de 3 mil testes de covid-19

Testagem de Covid 19 FotoMoacirEvangelista20082020 26*Atualizado em 2/9, às 16h10.

Como parte do projeto + Diagnóstico, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) já aplicou, até a primeira quinzena de agosto, 3.236 testes de covid-19 em trabalhadores de 92 empresas. A testagem permite a redução da contaminação nos ambientes de trabalho e garante a continuidade segura das atividades produtivas.

Na ação, serão feitos 10 mil testes gratuitos em colaboradores de empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Outros 2 mil foram oferecidos para venda para empresas que não são associadas ou que não são industriais. Além disso, o Sesi-DF faz a aplicação e a assessoria em empresas que adquiriram os testes por outros meios, desde que sejam do tipo IgM/IgG.

Os testes IgM/IgG detectam se o paciente teve ou não contato com o vírus por meio da sua resposta imune na formação de anticorpos. A partir de um furo no dedo, uma amostra de sangue é coletada e transferida para uma fita de testagem, que é colocada em contato com um reagente. O trabalhador recebe o resultado em até 30 minutos.

Testagem gratuita

Atualmente, das 92 empresas que participam do + Diagnóstico, 67 são indústrias associadas aos dez sindicatos filiados à Fibra e participam do projeto recebendo testes gratuitos. A aplicação teve início em 15 de junho e até a primeira quinzena de agosto já foram feitos 1.176 exames. De acordo com a quantidade de empregados, a testagem pode ser feita na própria empresa ou no Sesi Brasília, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

As empresas recebem relatórios com indicadores que permitem ações de suporte aos empregados e o planejamento das atividades, e os colaboradores que necessitarem de afastamento são orientados nesse sentido.

“Dessa forma, temos controle de uma possível infecção e contaminação geral dentro do canteiro de obras”, conta o gerente do departamento pessoal da Via Engenharia, Fábio Dias Machado.

Pedreiro, Sandoval Ferreira Filho, de 51 anos, fez o procedimento pela segunda vez no dia 20 de agosto, quando uma unidade móvel do Sesi-DF foi instalada na obra em que ele trabalha. “Muito bom a empresa dar essa força para nós e estar nos protegendo, além de não ter que deslocar até um hospital, porque o teste é feito aqui no canteiro”.

Miguel Francisco de Araújo Neto FotoMoacirEvangelista20082020 26Colega de obra, Miguel Francisco de Araújo Neto (foto), de 48 anos, que também fez o teste pela segunda vez, compartilha da opinião. “Além da tranquilidade, o teste traz alívio, porque, às vezes, a pessoa não sabe se está ou não com a doença”, disse o carpinteiro, que reforçou a necessidade em não descuidar das medidas de proteção, como lavar as mãos com água e sabão e usar máscara.

Na testagem gratuita, as indústrias que não têm o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho — que é a área da empresa que cuida da saúde e da segurança do trabalhador —, com condições para monitorar casos suspeitos e positivos recebem, sem custos, assessoria do Sesi-DF para essa atuação.

Atualmente, das 67 empresas que participam do + Diagnóstico de forma gratuita, 54 contam, além dos testes, com esse apoio para levantamento de dados dos colaboradores para identificação de possíveis casos, monitoramento dos afastamentos preventivos e encaminhamento dos trabalhadores para testagem. O Sesi-DF também é o responsável pelo acompanhamento médico com orientações a distância.      

No DF, o programa + Diagnóstico é uma adaptação de protocolos criados pelo Departamento Nacional do Sesi à realidade local. “Acompanhamos diariamente a rotina das empresas nesse momento de dúvidas e questionamentos, de forma a dar segurança tanto para o empregador quanto para o empregado”, destaca a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, Fabiana Mouzinho.

*Atualização: [2/9/2020, às 16h10 – diferentemente do que havíamos informado, são 92 empresas participantes do projeto até a primeira quinzena de agosto e não 99.]

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja aqui a galeria de imagens.

Sesi-DF já aplicou mais de 3 mil testes de covid-19

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2