Projeto educacional do Sesi-DF ajuda alunos em preparação para o Enem
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 04 Janeiro 2021 16:08
Pedro Henrique Assunção (foto), de 18 anos, sonha em expressar sua criatividade e imaginação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Para isso, ele aproveita o tempo livre estudando os conteúdos do projeto Pré-Enem, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), para conquistar uma bolsa integral em faculdade particular ou uma vaga em uma instituição federal de nível superior. O adolescente concluiu este ano o Ensino Médio no Sesi Sobradinho.
O projeto, que atendeu alunos das três unidades do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga —, teve o objetivo de aprofundar os estudos dos adolescentes nas temáticas do Exame e de outros vestibulares tradicionais. As atividades ocorreram de setembro a dezembro, mas tudo que foi ministrado no período fica disponível para os adolescentes, em formato de gravação, até fevereiro de 2021, quando ocorrem as últimas provas do Enem.
“Aprendi a ter uma leitura mais atenciosa, principalmente em relação aos enunciados das questões. Treinei meus textos com as dicas de redação e entendi que além de esforço, é preciso disciplina para estudar”, diz Pedro.
Em horário diferente ao das aulas, de segunda a sexta-feira, sempre das 19h20 às 21h20, pela plataforma Microsoft Teams, os estudantes faziam atividades, simulados e discutiam conteúdos dos itinerários formativos de Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, além de Redação.
Por ser um projeto extracurricular, os alunos não tinham obrigação em participar, mas diariamente o público estava presente nos encontros. A programação foi organizada pelos professores da instituição, que se reversavam para ministrar as aulas online e ficavam disponíveis para tirar dúvidas, por meio do chat.
“A equipe do Sesi-DF organizou o roteiro de estudo com base no conteúdo exigido no Exame e nas últimas avaliações. De maneira mais leve e descontraída, o formato das aulas também teve mudanças. Assim, os alunos sentiram mais liberdade para interagir com o professor, como ocorre nos cursinhos preparatórios”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Sesi Sobradinho, Fernanda Moreira. Ela afirma ainda que a metodologia também mostrou os pontos de maior dificuldade dos alunos. “A intenção era que eles entendessem onde estavam errando e transformassem aquilo em pontos fortes, invertessem a situação.”
As provas do Enem ocorrem em dois dias. No total, os estudantes têm de responder a 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. Além disso, precisam escrever uma redação de no máximo 30 linhas. O texto tem que ser dissertativo-argumentativo e é desenvolvido a partir de uma situação-problema, um tema.
Apoio
Anualmente o Sesi-DF promove aulões preparatório para vestibulares. São encontros com tira-dúvidas, dicas e revisão dos conteúdos. Devido a pandemia da covid-19, o formato foi adaptado para o virtual.