Fluência Digital foi tema da Semana Pedagógica de 2021 do Sesi-DF
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- Última Atualização: Segunda, 25 Janeiro 2021 18:50
Novo normal. É assim que a maioria das pessoas se refere ao ano de 2021. Ambientes escolares, aulas, processo de ensino e de avaliação dos estudantes passaram por mudanças devido as adequações impostas pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, a equipe pedagógica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) esteve reunida nesta semana, de 19 a 22 de janeiro, para formações sobre educação tecnológica, em preparação para o novo ano letivo.
O tema desta edição foi Fluência Digital – Rumo à Sociedade do Conhecimento. "Em 2020, as escolas do Sesi-DF tiveram o desafio de mudar os métodos de ensino-aprendizagem e os resultados foram positivos. Vamos dar continuidade às ações e fortalecer e expandir a atuação da instituição. Para isso, é importante a capacitação dos profissionais e a apresentação das diretrizes", afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.
O evento ocorreu no formato online com transmissão alternada entre as plataformas Google Meet, Teams e YouTube. Também houve encontros presenciais nas escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga), por segmento educacional, para planejamento do ano letivo. A instituição seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.
As palestras e as oficinas abordaram as temáticas: Fluência Digital; Perspectivas e Expectativas para 2021; Elaboração e Estruturação de Projetos Escolares; BNCC e os Princípios Fundantes do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) do Sesi; Educação Tecnológica; e Implantação do SEE.
A fundadora da startup de educação Estudologia e do movimento Edtech Meetup, Nathalia Kelday, ministrou a palestra Fluência Digital. Ela falou sobre alfabetização digital e ferramentas tecnológicas para auxiliar no preparo e na execução das aulas. “A mudança do ensino presencial para o virtual nos transformou, tanto quanto pessoa como diante do coletivo. Impulsionados pela pandemia, demos um salto. Os professores estão em uma constância de aprender a aprender. Inovar e usar as novas tecnologias são fundamentais para o momento”, explica.
A especialista também fez um Mapa de Empatia ao vivo, no qual os participantes exibiram os sentimentos relacionados a pandemia da covid-19 e compartilharam as dores e os ganhos adquiridos. “É preciso humildade em perguntar e em pedir assistência quando não souber fazer algo. O espaço de ensino é uma troca mútua de experiências e conhecimento, ou seja, professor também aprende com o aluno”, disse Nathalia.
O interlocutor de Robótica do Sesi-DF, André Alcântara, que também é professor de Matemática, bateu um papo com os colegas sobre Educação Tecnológica – O Protagonismo do Estudante na Prática. “O objetivo do Sesi é potencializar o uso de ferramentas digitais na educação, e, assim, desenvolver as habilidades e competências de crianças e adolescentes.” Ele apresentou o escopo dos torneios de robótica e F1 nas Escolas, além das plataformas CoderZ, Conecta e Minecraft. “As competições e os programas contribuem para a formação completa dos alunos, eles se identificam e, consequentemente, têm mais interesse pelas aulas, que unem várias áreas de conhecimento em um mesmo ambiente.”
Nos dois últimos dias os professores participaram do planejamento do ano letivo de 2021. Divididos por segmento e áreas de conhecimento — Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas — eles detalharam os projetos que podem fazer em conjunto e os conteúdos do currículo escolar que podem ser trabalhados simultaneamente.
“Interdisciplinaridade é a palavra-chave. Das aulas aos livros utilizados em sala de aula, tudo será compartilhado entre os colegas para oferecer ao aluno um maior entendimento das matérias”, explica o professor de História Fábio Canuto (foto). Ele acredita que a conexão e junção será vantajosa. “O dinamismo dará autonomia aos estudantes, pois eles mesmos farão ligação de um tema com o outro. A meta é que eles sejam protagonistas do próprio aprendizado.” O ano letivo de 2021 do Sesi-DF começa na segunda-feira, 25 de janeiro, em formato online, pela plataforma Microsoft Teams.