Alunos do Sesi-DF são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 13 Abril 2021 17:50
Dois estudantes da escola de Taguatinga Serviço Social da Indústria (Sesi) foram reconhecidos pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências de 2020. A competição reuniu alunos de todo o País, do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série do Ensino Técnico e da educação de jovens e adultos.
Veterano na disputa, Giovany Rezende Medeiros, de 16 anos (uniforme branco), foi premiado com medalha de prata. “Gosto muito de ciência! Na Olimpíada Brasileira de Física, eu descobri a de Ciências e resolvi participar pela primeira vez em 2019. Ganhei medalha de prata e agora também”, conta o jovem, que está na 3ª série do Ensino Médio e estuda no Sesi-DF desde 2014.
No futuro, ele pensa em seguir carreira na área de engenharia. “Participar da olimpíada é um treino para o vestibular, ajuda no currículo e é importante para vida acadêmica e pessoal”, avalia.
Para conquistar a medalha, Giovany teve de enfrentar provas que envolveram questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, assim como Davi Pereira de Castro, de 14 anos (uniforme verde). Atualmente aluno do 1º ano do Novo Ensino Médio do Sesi-DF, ele exibe com orgulho o certificado de menção honrosa recebido pela participação na olimpíada.
Davi soube da competição pela professora de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio do Sesi-DF Edilane Ferreira. “Ela comentou comigo e, como eu gosto da matéria, aceitei. Recebi dela materiais para estudo e complementei com conteúdo da internet, sempre anotando e resumindo”, diz. “O resultado bom em uma prova traz confiança. A olimpíada permite também estudar conteúdos antigos, além de aprender coisas novas”.
O que é a Olimpíada Nacional de Ciências
A Olimpíada Nacional de Ciências foi criada em 2016 e é um dos principais eventos científicos do País. A ação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, organizada pela Universidade Federal do Piauí e realizada pela Associação Brasileira de Química, pelo Instituto Butantan, pela Sociedade Astronômica Brasileira, pela Sociedade Brasileira de Física e pela Universidade Estadual de Campinas.
Entre os objetivos da disputa estão despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Na edição de 2020, que ocorreu online devido à pandemia da covid-19, o Sesi-DF teve alunos 71 inscritos. Desses, 60 fizeram a prova da 1ª etapa e 36 foram classificados para a segunda fase de provas.
Educação que vai além
Para a professora de física do Ensino Médio e professora de Ciências da Natureza do Novo Ensino Médio no Sesi Taguatinga, Ana Virgínia Passos Abreu, competições como a Olimpíada Nacional de Ciências despertam nos estudantes o autoconhecimento. “A partir do momento em que eles têm a consciência de participar, de ver que aquilo vai ser importante para eles, eles conseguem adquirir habilidades de controle emocional e confiar mais em si mesmos”, destaca.
Edilane Ferreira compartilha a visão da colega de trabalho. Para ela, mais do que a premiação, o legado da participação em competições está na preparação para a vida. “Quando um aluno decide participar de disputas desse tipo, ele passa a se dedicar com mais afinco a determinado assunto, a ter mais disciplina, organização e foco. A conquista de uma menção honrosa ou de uma medalha é um empurrão no futuro acadêmico e profissional desses estudantes”.
A partir de 2021, a Rede Sesi-DF de Educação passou a adotar o Programa de Educação Tecnológica, que tem como objetivo ampliar competências e habilidades formativas dos alunos. A temática, que já era trabalhada com os estudantes, passou a ser um componente curricular.
“A formação tecnológica que estamos ofertando aos alunos motiva a participação em eventos externos como uma forma de consolidar os conhecimentos que são trabalhados ao longo na nossa formação escolar. Resultados como esse projetam a nossa instituição e são o reconhecimento do trabalho que realizamos; é um conforto saber que os alunos estão adquirindo conhecimento e se preparando para o mundo do trabalho e para exames externos”, reforça a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.
Inscrições abertas
As inscrições para a edição de 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências tiveram início nesta segunda-feira, 5 de abril, e seguem abertas até 2 de agosto. Os alunos do Sesi-DF interessados em participar podem procurar a direção da escola em que estudam. As provas serão online e estão previstas para agosto e setembro. A solenidade de premiação ocorrerá em outubro.