Sesi Gama é ponto de vacinação contra a covid-19
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 19 Abril 2021 16:22

Parte da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi transformada em ponto de vacinação contra a covid-19 e iniciou os atendimentos neste sábado, 17 de abril. O Sesi-DF oferece espaço, estrutura física e apoio logístico à Secretaria de Saúde, que é responsável pela aplicação das doses. Também é parceiro da ação o Grupo Mulheres do Brasil, com o movimento Unidos Pela Vacina.
O público-alvo neste sábado foi de idosos acima de 64 anos, que receberam a primeira ou a segunda dose da vacina. O atendimento ocorreu na modalidade drive-thru e ao público que compareceu a pé. Foi o caso da diarista Maria Gorette Duarte, de 64 anos, que esperava na fila ansiosa pelo momento de ser vacinada. “Fico emocionada em saber que vou receber a vacina, na esperança de que um dia isso acabe. Temos que nos cuidar, vou continuar com o uso da máscara e com o distanciamento.”
Também a pé, o aposentado José Pereira, de 70 anos, aproveitou o sábado para marcar no cartão de vacina a segunda dose. “Vi no jornal que teria o posto aqui e, como não posso ir durante a semana, resolvi vir hoje. Sempre tomei vacinas e esta é prioridade”, contou.
O casal de aposentados Gilberto Alves e Maria Rosa Galvão, de 68 anos (fotos acima), escolheu ir ao Sesi Gama de carro. “Estava contando os dias para este momento chegar”, disse Maria Rosa. “Estamos tomando a vacina, mas vamos continuar com o isolamento e com os mesmos cuidados, até que esse vírus passe.”
Neste domingo, 18 de abril, o ponto de vacinação do Sesi-DF não funcionará. A previsão é de que o atendimento seja retomado na segunda-feira, 19.
Apoio da indústria
O apoio da indústria do DF à campanha de vacinação contra a covid-19 é uma das iniciativas do setor no combate à doença. Em 2020, as instituições industriais do DF trabalharam em várias frentes de apoio ao governo e à sociedade no enfretamento à pandemia.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) realizou a reparação voluntária de 66 ventiladores pulmonares da rede pública de saúde. Os equipamentos são fundamentais no tratamento de pacientes em estado grave da covid-19.
O Senai-DF, o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) entregaram 2.004.545 máscaras de tecido reutilizáveis para o governo local em 2020. A produção dos itens ocorreu por meio de convênio firmado com o Banco de Brasília (BRB), o Instituto BRB de Responsabilidade Social e Ambiental e o governo do DF, por meio do Comitê Gestor do Programa Todos Contra a Covid. Além disso, 200 unidades de face shields foram produzidas no SenaiLab em parceria com o (Sesi-DF) e entregues ao sistema público de saúde. Outras 10.615 unidades foram montadas em parceria com o movimento Brasília Maior que a Covid-19 (BMC) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). Na parceria com o BMC, o Senai-DF também ajudou com a montagem de kits com materiais para fabricação de máscaras de tecido reutilizáveis. Ao todo, foram 120 kits de 50 máscaras, totalizando 6 mil unidades.
Para dar apoio aos trabalhadores e às indústrias, o Sesi-DF aplicou cerca de 8,5 mil testes de covid-19 como parte do projeto + Diagnóstico. Os resultados permitiram ações de suporte aos empregados e o planejamento das atividades nas empresas.
Segundo o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, a vacinação iniciada neste sábado no Sesi Gama é mais uma ação da indústria para dar apoio no combate à crise da covid-19 e é motivo de orgulho para o setor. “Sinto grande alegria em ter uma das unidades do Sesi-DF como ponto de vacinação, porque tenho convicção de que a forma mais eficaz de se combater a covid-19 é com vacinação em massa. As vacinas são o caminho para a salvar vidas, reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares e permitir a retomada plena das atividades econômicas.”
Veja a galeria de fotos:
Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF