Esporte Cidadania: DF registra cerca de 10 mil atendimentos

Evento disseminou a importância da atividade física promovendo desde os aulões inovadores das academias até os esportes tradicionais, simultaneamente, no Sesi Sobradinho

Aulões de jump, dança de salão, ballness e body combat; futvolei, jogos de salão como xadrez, tênis de mesa e totó; natação e hidroginástica; voleibol; basquete; futebol; karatê; judô; além de brincadeiras diversas em camas elásticas, muro de escalada e brinquedos infláveis foram algumas das atividades realizadas simultaneamente no Sesi Sobradinho, num dia inteiro dedicado à prática esportiva, por meio do Esporte Cidadania, uma parceira Sesi e Rede Globo.

Das 9h às 17, cerca de 10 mil atendimentos foram registrados. No DF, o evento contou com a presença de quatro atletas olímpicos de renome: André Luiz, o Rato (basquete), Ricarda Negrão (voleibol), Hugo Parise (saltos ornamentais) e Alexandre Manzan (triátlon). Na ocasião, diversas crianças ouviram suas histórias de sucesso e fizeram perguntas de todos os tipos. Segundo Rato, embora tenha brilhado nas quadras de basquete, foi na natação em que iniciou nos esportes. “Sou de Salvador e filho de um operário da indústria. Isso me deu acesso a toda infraestrutura e direito à prática de esporte do Sesi. Foi lá que eu e meus dois irmãos começamos. Só tenho palavras de elogio e agradecimento a esta instituição”, disse o atleta.

Já Ricarda Negrão - figura comum nos ambientes do Sesi-DF - compareceu no evento não só para contar sua história, mas com oficinas de voleibol, por meio do Instituto Amigos do Vôlei. A ONG criada em parceria com a atleta Leila Barros atende, de forma gratuita, cerca de 3,2 mil crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, do DF e Entorno, em 20 escolas de formação de voleibol. “O Sesi é o nosso maior parceiro. Por isso, estamos sempre levando o voleibol aos eventos realizados por esta Casa. Eu fico muito feliz cada vez que eu vejo o Sesi promovendo não somente o esporte, mas cidadania e lazer à população que, geralmente, não tem fácil acesso à essas atividades”, completou Ricarda, que é brasiliense e moradora de Taguatinga.

Ainda pela manhã, o presidente da Fibra, Antônio Rocha, presidentes de sindicatos, além de diretores do Sistema fizeram um giro no Sesi Sobradinho, a fim de conferir de perto todas as modalidades esportivas realizadas no evento. Para Rocha, por meio do Esporte Cidadania o Sesi cumpre, mais uma vez, seu papel social não só com a indústria, mas com a população do DF. “Promovemos, nos últimos meses, dois grandes eventos de cunho esportivo, o Jopese e, em seguida, os Jogos Regionais do Centro-Oeste Sesi 2009. Desta forma, o Sesi contribui para a disseminação da prática esportiva entre os trabalhadores da indústria que, por sua vez, conquistam mais qualidade de vida, por meio de hábitos saudáveis. O Esporte Cidadania só veio coroar essas iniciativas, com acesso à toda comunidade”, relatou.

Um ambiente que coopera

O Sesi Sobradinho, mais conhecido como o clube do trabalhador, é um ambiente propício e convidativo para a prática esportiva. Cercada pela natureza, a unidade foi o cenário perfeito para a realização do evento. Numa visão panorâmica, para onde se olhava havia pessoas correndo, nadando, saltando, ou mesmo dançando enquanto admirava as belezas naturais.

O palco central, em que foram realizados os aulões de ginástica, body combat, jump, o público pode se divertir com as atividades típicas de academias, geralmente promovidas entre quatro paredes. Segundo o professor de educação física, Luiz Henrique, responsável pela aula de jump, esta parceria do Sesi com as academias foi de extrema importância para mostrar ao público que academia não é apenas para quem quer ganhar músculo, mas para quem quer obter saúde. “Mostramos uma modalidade aeróbica, que mexe com os membros inferiores do corpo e que contribui de forma clara com a saúde”, ressaltou Luiz.

E o pequeno Matheus Araújo, de nove anos, aprovou a aula. Durante quase uma hora, o pequeno menino pulou sem parar na mini cama elástica do jump. “Dei conta de ficar na aula inteira. Foi muito legal”, disse a criança toda suada e visivelmente satisfeita.

Além das atividades esportivas, os visitantes também puderam fazer uma avaliação do estilo de vida, por meio do Lazer Ativo, com informações como peso, altura, hábitos alimentares, pressão arterial, entre outros, saindo do local com orientações nutricionais e comportamentais, que os levarão a ter mais saúde.

O Esporte Cidadania foi realizado não somente no DF, mas em todo País, como incentivo à prática do esporte para a inclusão social, elevação da qualidade de vida do trabalhador da indústria e a melhoria da produtividade no trabalho. Esta é a quinta edição do evento, realizada desde 2006, em uma parceria do Sesi e da Rede Globo.

Suzana Leite

Foto: Renato Oliveira/ BG Press

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2