Sesi-DF recebe quarta edição da Taça das Favelas do Distrito Federal

taça das favelas 2021 no sesi df fotoBrunoFrauzinoComeçou neste sábado, 13 de novembro, a quarta edição da Taça das Favelas do Distrito Federal — campeonato de futebol idealizado pela Central Única das Favelas do DF (Cufa-DF), que conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. A unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) sedia os jogos, que ocorrerão aos fins de semana, até 18 de dezembro. Participam das disputas moradores das comunidades da capital federal.

São 48 times, sendo 32 masculinos — formados por adolescentes de 14 a 18 anos — e 16 femininos, em que a faixa etária é livre.

Neste ano, não haverá presença de público nas partidas. Os torcedores poderão acompanhar os jogos ao vivo pelo canal da Cufa-DF no YouTube.

O projeto, que ocorre em diversas capitais do Brasil, tem o objetivo de promover a igualdade social, criando oportunidades e visibilidade de novos talentos por meio da prática do esporte. Os vencedores receberão medalha e troféu.taça das favelas 2021 no sesi df fotoBrunoFrauzino 2

“O futebol é mobilizador social. Por meio dele, meninos e meninas têm a chance de mudar de vida. O esporte trilha caminhos sem drogas e criminalidade, e, é por isso, que a Taça das Favelas busca democratizá-lo”, afirma Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF. Na última edição do torneio, realizado em 2019, os campeões foram as meninas de Ceilândia Sul e os meninos do Varjão.taça das favelas 2021 no sesi df fotoBrunoFrauzino 4

A primeira fase da Taça das Favelas foi decidida por sorteio e as equipes se enfrentam em dois jogos. Os vencedores disputarão as fases seguintes em partidas únicas e eliminatórias. As finais e a disputa dos 3º e 4º lugares ocorrerão em 18 de dezembro. A transmissão será pela TV Globo Brasília.

Para Valéria Dias (foto), de 24 anos, goleira e capitã do time de Ceilândia, o foco do grupo está em se destacar no campeonato e garantir o título pela terceira vez. “Futebol é a minha paixão e a minha segunda família, e estar em um espaço que valoriza as mulheres é maravilhoso. A Taça permite que meninas sejam vistas e conquistem vagas em grandes times”, diz, entusiasmada. 

O jogo de abertura foi do atual campeão da categoria masculina, Varjão, contra o Gama. Os donos da última taça venceram a partida por três a dois. O jovem Carlos Silva (foto), de 17 anos, atacante do Varjão foi quem fez o primeiro gol. “É em campo que nós podemos mostrar nosso potencial. A vitória é consequência de treinos e muita dedicação”, afirma. Ele sonha em ser jogador profissional.taça das favelas 2021 no sesi df fotoBrunoFrauzino 3

Atividades esportivas
O Sesi Taguatinga tem dois campos de futebol, quadras de vôlei de areia, poliesportivas e de tênis e um ginásio, além de três piscinas — uma infantil, outra de 25 metros e a olímpica, de 50 metros. Os espaços são voltados para as atividades esportivas da instituição.

Para 2022, há matrículas abertas nas três unidades do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga — para modalidades esportivas como futebol, futsal, hidroginástica, natação, plano TAF, running e trainer. Já na área cultural, são oferecidos balé, musicalização, formação instrumental de orquestra, teclado e violão.

Para informações de valores e de horários e dias das atividades, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sesi-DF pelo telefone (61) 4042-6565.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
Veja aqui a galeria de imagens:

Taça das Favelas do DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2