Sesi-DF encerra ano letivo de 2021 com formaturas em Taguatinga
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 28 Janeiro 2022 11:04
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) realizou nos dias 18 e 19 de dezembro, no ginásio da escola de Taguatinga, a formatura de 296 adolescentes, jovens e adultos. Foram 126 alunos do Ensino Fundamental, 102 do Novo Ensino Médio, 55 do Ensino Médio e outros 13 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A festa de encerramento dos ciclos da Educação Básica ocorreu no formato presencial, após um longo período de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19. Diante da pandemia, em abril de 2020 as aulas passaram a ser ministradas exclusivamente por plataforma online, com a formatura dos alunos ocorrendo também em formato virtual. Em 2021, as aulas continuaram a distância até o mês de agosto, quando as atividades da Rede Sesi-DF de Educação passaram a ser híbridas, com as turmas divididas em dois grupos escalonados para que menos pessoas circulassem ao mesmo tempo no ambiente escolar.
“Foi um processo de reinvenção, de adaptação e de resiliência. Os professores adequaram os conteúdos e as aulas para que os alunos não fossem prejudicados e a qualidade do ensino permanecesse a mesma. Com maestria, a equipe pedagógica foi além. Dinamismo e criatividade são as palavras-chaves que descrevem o formato do trabalho”, diz a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.
A primeira colação de grau, no dia 18, foi das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da EJA do Sesi Taguatinga. João Ribeiro, de 63 anos (foto à esquerda), foi um dos formandos. “Após anos sem estudar, resolvi retornar à escola. Senti a necessidade de aprimorar meus conhecimentos e de ter um certificado. O Sesi foi fundamental para a realização desse sonho. A sensação é de dever cumprido”, afirmou. Segundo Ribeiro, a meta agora é de cursar a faculdade de Administração.
Já na tarde de domingo (19), foi a vez dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Sesi Gama festejarem a conquista de mais uma etapa da vida estudantil. A aluna do 9º ano Evelyn Cristina Rodrigues, de 14 anos (foto abaixo), que na cerimônia foi responsável pela leitura da mensagem de agradecimento a Deus, acredita que terá novos desafios e mudanças radicais pelo caminho. “Serão mais responsabilidades no Novo Ensino Médio. É o momento de me dedicar com mais paixão aos estudos, decidir que caminho quero seguir e trabalhar para conquistá-lo.” Evelyn permanecerá estudando no Sesi-DF e optou por aprofundar seus conhecimentos na área de Matemática e suas Tecnologias.
Novo Ensino Médio
No Novo Ensino Médio, a principal mudança é que não há mais disciplinas, e sim em áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias, além do ensino técnico-profissionalizante ou do aprofundamento em uma área do conhecimento. O objetivo é que o aluno seja protagonista e autor do processo de construção do aprendizado e o professor, mediador e facilitador do desenvolvimento das habilidades.
Com a proposta educacional voltada a propiciar aos estudantes formação integral, preparando-os para o mercado de trabalho e para a academia, o Sesi-DF foi pioneiro em implantar o modelo de ensino. O Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular — documento que traz orientações para os currículos das escolas públicas e privadas do Brasil — determina que as instituições se adequem ao novo formato a partir de 2022.
Contudo, em 2019 o Sesi-DF criou cinco turmas-piloto para aplicar a nova metodologia, com aprofundamento em Matemática e suas Tecnologias e formações técnicas em Eletrotécnica e em Rede de Computadores. “O modelo de ensino é inovador, pois os estudantes aprendem a empreender o próprio conhecimento, a serem autônomos. Eles são ensinados a construir soluções baseadas em problemas reais. Os jovens que se formam hoje estarão registrados na história da instituição como os primeiros alunos do Novo Ensino Médio, o que também os tornam pioneiros”, disse o gerente executivo de Educação do Sesi Nacional, Wisley Pereira, presente na cerimônia de formatura do Novo Ensino Médio, que reuniu estudantes do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.
A colação de grau foi no domingo (19) à noite. Letícia Ferreira, de 17 anos (foto na capa da galeria), da unidade de Sobradinho, se formou com louvor. A estudante integrou a equipe Bisc8 em 2020 no Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) e o time Axis no Torneio Sesi F1 in Schools, no campeonato deste ano. “A robótica e a F1 me ajudaram não só com as atividades em sala de aula, mas na vida pessoal. Perdi a timidez, aprendi a falar em público e a ampliar meu olhar. Já o Novo Ensino Médio me proporcionou a busca por mais. Mais leitura e pesquisas, que resultaram em boas notas. Os professores me guiaram e incentivaram, mas eu tive de ir atrás.”
Matrículas abertas
Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2022 nas escolas do Sesi-DF. As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. A unidade de Taguatinga também oferta turmas do 5º ano. Já a de Sobradinho, recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.
As matrículas podem ser feitas pelo site sesidf.org.br ou presencialmente, por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
O currículo escolar oferece conteúdos como tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social e economia, além de trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.
As escolas do Sesi-DF têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas — Espaço Maker, biblioteca, laboratórios de Informática e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas e semiolímpicas.
Veja a galeria de imagens: