Projeto Mais que Vencedor abre pré-inscrições para aulas preparatórias para vestibular
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 23 Fevereiro 2022 15:07
[Atualização em 9/2/22, às 17h50: O prazo de inscrições foi prorrogado para o dia 20 de fevereiro. O início das aulas foi adiado para 3 de março]
A Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) iniciaram nesta segunda-feira, 17 de janeiro, as pré-inscrições para o projeto Mais que Vencedor. A ação tem o objetivo de preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do governo federal, e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB).
A meta é atender a 4 mil jovens, em aulas presenciais e online, de março a dezembro de 2022. São 2 mil vagas para o Sesi Gama, 1,5 mil para o Sesi Taguatinga e 500 para o Sesi Sobradinho.
Podem participar estudantes e egressos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares do DF localizadas nas regiões de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.
Para a secretária de Juventude, Luana Machado, o projeto é mais uma oportunidade de fomentar o acesso de jovens ao ensino superior. “Ingressar em uma faculdade ou se preparar de forma digna para prestar tanto o vestibular quanto os exames que permitam a entrada em uma instituição de nível superior ainda é uma realidade distante para inúmeras famílias. Então, foi com esse propósito que empenhamos nossos esforços para este projeto e é com muito orgulho e gratidão que compartilhamos mais essa novidade da nossa secretaria”, celebra.
“A metodologia educacional do Sesi vai permitir que essas pessoas tenham melhores condições para concorrer em provas de acesso ao ensino superior. Esta é uma oportunidade que atenderá grande número de alunos”, afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.
Na modalidade virtual, as aulas ao vivo terão início em 3 de março, ministradas pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.
Já a modalidade presencial ocorrerá a partir de setembro, com aulas preparatórias para redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na pré-inscrição. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.
Pré-inscrições
As pré-inscrições para o projeto Mais que Vencedor ocorrerão de 17 de janeiro a 20 de fevereiro, pelo site do Sesi-DF: bit.ly/projetomaisquevencedor
Serão duas fases. De 17 a 26 de janeiro o cadastro será exclusivo para alunos ou egressos do Ensino Médio de escolas públicas. De 31 de janeiro a 20 de fevereiro, as pré-inscrições serão abertas também para estudantes e concluintes de escolas particulares.
Na página de pré-inscrição, o interessado deve anexar:
- Cópia frente e verso do RG e do CPF
- Declaração original de que está cursando o Ensino Médio (para alunos da 1ª, 2ª ou 3ª séries)
- Histórico Escolar (para concluintes do Ensino Médio)
A seleção será por ordem de pré-inscrição. Os candidatos classificados serão convocados em lista divulgada na página do Sesi-DF na internet e receberão e-mail com as datas para efetivação da matrícula na Central de Atendimento ou na Secretaria Escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Os documentos necessários para matrícula estão disponíveis no edital de abertura das vagas. Caso o candidato não entregue a documentação dentro do prazo, perderá a vaga.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.