Aulas do Projeto de Inclusão Socioesportiva são iniciadas em Sobradinho
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 15 Fevereiro 2022 10:48
Começaram esta semana as aulas do Projeto de Inclusão Socioesportiva, promovido por meio de convênio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). Na ação, são atendidos estudantes das redes de ensino pública e privada e a comunidade em geral, em aulas de natação e de hidroginástica.
Entre os objetivos da iniciativa estão possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva.
Pedagoga, Márcia Cardoso, de 42 anos, acompanhava atenta o primeiro dia de aula de natação dos filhos de 6 e 10 anos. “Estou achando que é um projeto incrível, porque dá oportunidade principalmente para quem não tem condição financeira para pagar por aulas particulares”, explicou.
“O esporte é muito importante para o desenvolvimento, para a coordenação motora, para reduzir um pouquinho da ansiedade da criança e tirá-la da frente do celular”, completou Márcia, enquanto aguardava o início da turma na qual está matriculada, na mesma modalidade dos filhos.
Quem também observava o desempenho das crianças na água era o professor William Santos, de 39 anos, que inscreveu os filhos para natação. “Minha filha costuma dizer que vai ser nadadora olímpica. Como pai, o estímulo que a gente tem que oferecer para eles é de fundamental importância. Essa é uma oportunidade muito boa para as famílias”, disse.
Além de aulas de natação, o projeto promove aulas de hidroginástica. Pela primeira vez como aluna da modalidade, a dona de casa Francisca de Sousa Martins, de 60 anos, participou dos exercícios em água, fez novas amizades e está empolgada: “Acho que vai trazer bons resultados para mim. Gostei, foi mais do que eu imaginava”.
Chamamento público
A seleção do Sesi-DF para executar o Projeto de Inclusão Socioesportiva ocorreu por meio de chamamento público da Secretaria de Esporte e Lazer. Pelo projeto, são ofertadas 1.496 vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo 986 para natação e 510 para hidroginástica.
As inscrições para o projeto ocorreram em janeiro deste ano, no site do Sesi-DF. Os interessados foram classificados por ordem de inscrição e os que obedeceram aos pré-requisitos foram convocados por e-mail para confirmação da matrícula presencialmente. De acordo com o edital, inscritos que não compareceram para inscrição perderam a vaga e novas convocações são feitas de acordo com a lista de espera formada no site, durante o período de inscrições.
As aulas ocorrem de janeiro a dezembro de 2022. O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.