Primeiro dia de Festival Sesi Música mistura sons e ritmos

Uma mistura de ritmos, cores e sotaques tomou conta do Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, ontem, 17/11, durante o primeiro dia do Festival Sesi Música. A primeira etapa da semifinal contou com a apresentação de 20 candidatos de várias partes do Brasil, divididos nas duas categorias que norteiam o evento neste ano: música inédita e interpretação. Nos bastidores, o clima era de emoção e muita expectativa. Da Bahia, a candidata Aline Souza, 16 anos, interpretou o sucesso “Faz uma loucura por mim”, de Alcione – também interpretada por outros dois candidatos. Mesmo com a pouca idade, a baiana de sotaque arretado já sabe o que quer. “Vou ser cantora e não penso em desistir do meu sonho”, disse, brincando com os outros candidatos. Pelo visto, se depender da platéia, que aprovou a performance no palco, Aline já tem vaga garantida na grande final. “Estou confiante. Essa música representa muito pra mim e, por isso, coloquei toda minha emoção nela”, contou.

O candidato do Pará, Jean Troiano, apostou na cultura do seu Estado natal para a competição desse ano. Na categoria música inédita, na qual participa, Troiano cantou “Grão-Pará”, música criada em 2006, que fala sobre as particularidades da região Norte. No trecho “Vem Ver-o-Peso da poesia, nega cor Purujussara”, destacando, em uma só frase, o famoso mercadão de Belém, capital do Pará, e o típico açaí, também famoso na cidade. Troiano já tem experiência em festivais de música. Funcionário dos Correios, venceu o Festival de Música da empresa ano passado, em nível estadual e já embarca na semana que vem para a etapa nacional. E, por isso, está “51% confiante”, como ele mesmo prefere dizer.

Aplaudido de pé, o gaúcho Maurício Vargas, lá de Cachoeirinha (RS), apostou na música "Campo e Luz", de outros dois famosos gaúchos: Cristian Camargo e Lizandro Amaral. Para ele, participar do Festival Nacional significa superação. Isso porque, na etapa estadual de 2008, ele não passou pelo crivo dos jurados, na categoria música inédita. Neste ano, na interpretação, passou pelas três etapas promovidas pelo Sesi-RS e está confiante na vitória. “São 20 anos trabalhando com música, mas estar aqui é o meu grande presente”, disse. Quem sabe os jurados não caiam no gosto pelo Nativismo, famoso gênero musical gaúcho, com seus temas de amor pelas coisas do estado, pelo campo, pelo cavalo, pelos rios e, claro, pela mulher?

Promessa
Do DF, na categoria música inédita, está Aroldo Moreira, com a composição “Eu tagarelaria, nós tagarelaríamos”, em mais um de seus já famosos trava-línguas. Ano passado, ele se consagrou campeão do Festival Sesi Música, com a música "Paralelepípedo e outras proparoxítonas". Desta vez, o cantor repete a dose, mas anuncia: “Essa música traz uma harmonia mais rica e é meu segundo samba, por isso tem um gostinho especial. Estou confiante de agradar o público, porque estou cada vez mais à vontade no palco”, disse. Na lista de suas referências musicais, o funcionário dos Correios cita Chico Buarque, Jackson do Pandeiro, Gordurinha e Noel Rosa. Será que ele vai agradar o jurado dessa vez?

Essas e outras respostas você confere na decisão dos jurados, no dia 19/11, às 19h, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. De lá, sairão os 20 nomes que competem na grande final, que será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na sexta-feira, dia 20. Para animar ainda mais o espetáculo dos finalistas, o Festival Sesi Música terá a presença dos cantores Hamilton e Quinteto, Ivan Lins e Roberta Sá. Os ingressos para todos os dias de apresentação, tanto no Centro Cultural, como no Centro de Convenções, são gratuitos e já podem ser retirados nas unidades do Sesi-DF.

Serviço:
O quê: Festival Sesi Música – O talento do trabalhador no ritmo da indústria
Quando: 17 a 20 de novembro
Onde: Centro Cultural SESI de Taguatinga de 17 a 19 de novembro.
Centro de Convenções – 20 de novembro.
Informações: 3317-9148.
Ingressos: distribuição gratuita a partir de 16 de novembro nas unidades do SESI/DF

Para imprensa:
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883 / 8431-0335

Fotos: Renato de Oliveira/ BG Press

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2