Projeto Estilo de Vida levará atendimento a 10 escolas públicas do DF em 2022
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 18 Março 2022 20:09
Com os objetivos de despertar jovens para a adoção de hábitos saudáveis e de contribuir para o desenvolvimento físico, psíquico, social e emocional, a Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) promoverão, até o fim do ano, 13,5 mil atendimentos com serviços relacionados aos cinco sentidos da vida. O público-alvo são pessoas de 15 a 29 anos de escolas públicas do DF.
Em unidades móveis, o Sesi-DF executará o projeto da secretaria e levará a dez instituições de ensino ações de odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde. Os alunos têm a oportunidade de passar por todos os serviços.
O Centro Educacional 1 da Estrutural é a primeira escola atendida pela iniciativa. Na instituição, que tem o modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar, os serviços começaram em 22 de fevereiro, com previsão de término até a última semana de março — quando as carretas seguirão para outra escola.
A estudante Maria Helena de Melo dos Santos, de 14 anos, foi uma das participantes. Nesta quinta-feira, 17 de março, ela acompanhou a oficina de culinária, em que foram ensinadas receitas de bolo de casca de banana e de suco com couve, polpa de maracujá, limão e açúcar, ricos em nutrientes. “É bom porque a gente aprende a reutilizar os alimentos e usá-los de forma saudável”, disse a jovem, que passou ainda pelo atendimento odontológico.
“Se tiver alguma coisa, eles dão o encaminhamento. Eu acho isso legal, porque também ajuda muitas pessoas que não têm condições de levar os filhos ao dentista”, completou Maria Helena, sobre a importância do atendimento.
No Estilo de Vida, os dentistas fazem o atendimento preventivo, com limpeza bucal, aplicação de flúor e orientação quanto à higiene. Cada paciente atendido recebe um kit de escovação com creme e fio dentais e escova. Em todos os atendimentos de saúde, caso seja necessário tratamento de maior complexidade, o paciente é orientado e encaminhado para rede pública de saúde.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O impacto da saúde na educação foi destacado pela secretária de Juventude, Luana Machado, que visitou a escola nesta quinta, acompanhada do deputado distrital Delmasso (Republicanos), responsável pela emenda parlamentar que viabiliza o programa.
“Não é só a questão acadêmica e da disciplina; se a nossa saúde estiver em dia, tudo funciona. Esse é um projeto que cuida não só do corpo e que vai trazer para cada um de vocês qualidade no seu estilo de vida”, ressaltou a secretária aos estudantes.
Superintendente do Sesi-DF, Marco Secco também acompanhou a visita. Para ele, o estilo de vida de um ser humano é formado por processos rotineiros. Nesse sentido, a prevenção é a estratégia. “Mais do que ter uma ação depois que a doença está instalada, é preciso ter medidas que eduquem o trabalhador e o estudante, para que eles tenham hábitos saudáveis. É sensacional a gente poder dar uma contribuição efetiva para a nossa sociedade”, pontuou.
Pelo projeto, as escolas atendidas com as atividades estão preferencialmente nas regiões administrativas da Estrutural, do Guará, do Itapoã, do Lago Norte, de Planaltina, do Recanto das Emas, de Samambaia, de Santa Maria, de São Sebastião e de Sobradinho. As escolas que receberão as atividades foram pré-selecionadas e a divulgação sobre as inscrições será feita diretamente aos alunos.