Centro de Excelência em Esporte completa seis meses atendendo a mais de 1,3 mil jovens

24 centro excelencia marcos gomes sesi dfEm 30 de março, o Centro de Excelência em Esporte do governo do Distrito Federal completará seis meses de operação. A iniciativa é um convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) para ofertar a prática de atividades físicas de formação esportiva para 1,5 mil crianças e adolescentes de nove a 15 anos. Até as 14 horas desta quinta-feira, 24 de março, 1.336 pessoas estão matriculadas e há 164 vagas disponíveis para jovens de escolas públicas e privadas do DF.

Na quarta-feira, 23 de março, o governador do DF, Ibaneis Rocha, visitou o Sesi Taguatinga, onde ocorrem as aulas das cinco modalidades ofertadas pelo projeto — futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. “É um programa que possibilita que crianças façam gratuitamente cinco modalidades de esportes”, disse o chefe do Executivo local. “Investir em esporte é importantíssimo para todos; dá mais saúde, não só física, mas mental”, completou.

Entre os objetivos do convênio estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar. “Praticar esporte é praticar saúde e investir nesses projetos é com certeza investir na qualidade de vida”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, que acompanhou a visita.

24 centro excelencia moacir evangelista sesi dfTambém presente, o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, destacou o trabalho da instituição ao longo dos 75 anos de existência: “O Sesi foi criado para trabalhar as questões social, de esporte e de lazer e a qualidade de vida para o industriário e para a sociedade. A nossa parceria com a secretaria permite justamente trabalhar toda essa missão que o Sesi desenvolve ao longo de sua história de forma muito efetiva”.

Inscrições abertas

Ainda há 164 vagas abertas para as modalidades de futebol, futevôlei e futsal. Para se inscrever, o responsável pela criança ou pelo adolescente precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada de acordo com as vagas disponíveis e preencher o formulário com dados pessoais. Clique aqui para saber mais sobre o processo de inscrição.

Parcerias do Sesi-DF

A assinatura do convênio da secretaria com o Sesi-DF para o Centro de Excelência em Esporte ocorreu em julho de 2021, após a instituição ter sido selecionada em chamamento público. Em convênio com a pasta, há ainda o Projeto de Inclusão Socioesportiva, com aulas de natação e de hidroginástica no Sesi Sobradinho para 1.496 pessoas da cidade e de localidades vizinhas. A ação busca combater o sedentarismo com o incentivo à prática de atividades aquáticas.

Com a Secretaria de Juventude foram firmados outros dois convênios. O primeiro, para o projeto Mais que Vencedor, que prepara 4 mil jovens de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como o Enem, o PAS, da UnB, e vestibulares tradicionais. As aulas começaram em 7 de março, mas ainda há vagas abertas. Veja aqui as instruções para se inscrever. As aulas ocorrem em formato virtual e presencial, com carga horária total de 570 horas.

Também com a pasta da Juventude, o Sesi-DF executa programa Estilo de Vida, que vai promover 13,5 mil atendimentos gratuitos de saúde e qualidade de vida para pessoas com idades de 15 a 29 anos. Para realizar os atendimentos, o Sesi-DF monta unidades móveis em escolas públicas e leva ações de odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde.

“A parceria com o governo do DF é de grande importância para o Sesi-DF, porque amplia a oferta para a comunidade de vários serviços gratuitos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, com ações de saúde, de incentivo à prática esportiva e de educação”, destacou o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano.

Também participaram da visita o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, e a deputada federal Celina Leão (PP).

Texto: Samira Pádua
Foto à esquerda: Marcos Gomes/Sesi-DF
Foto à direita: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2