Vira Vida inicia seleção de alunos para 14ª turma

Começaram na terça-feira, 26 de abril, as etapas presenciais da seleção que irá definir os 100 alunos que vão formar a 14ª turma do Vira Vida. O programa atende pessoas de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social. Os jovens terão aulas de educação básica e cursos de qualificação profissional, além de acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, com o objetivo de fazer a inserção socioprodutiva dos jovens.26 4 2022 Vira Vida 14turma Foto Victor Hugo Pessoa Capa

Trezentos candidatos foram encaminhados por entidades e órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, a exemplo dos conselhos tutelares e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para concorrerem a uma vaga. No primeiro dia do processo de inserção, eles assistiram a uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido no Vira Vida e fizeram uma prova de Português, para que seja possível identificar os conhecimentos dos jovens e o nível de escolaridade de cada um.

“Quem está aqui hoje é porque em algum momento da vida teve seus direitos violados e encontra-se fragilizado. O nosso papel é ajudar a curar essa dor, mas é preciso estar disposto e não ter medo de mudanças. O Vira Vida é a chave para abrir portas: a da educação, a da libertação emocional, a da empregabilidade e tantas outras”, disse a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, aos inscritos.

As etapas seguintes, que ocorrem até o início da próxima semana, são a dinâmica em grupo, a vivência de resgate da autoestima e as entrevistas individuais. A previsão é de que a seleção dos alunos termine na primeira quinzena de maio.

Para a coordenadora de Proteção e Prevenção às Ameaças e Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, Nayara Lopes, a iniciativa reúne esforços de várias entidades em prol do resgate de sonhos de meninos e meninas. “A ação tem o apoio do governo local, pois o nosso trabalho é garantir que esse público tenha a dignidade devolvida. Provocamos mudanças para que os jovens voltem a sorrir.”

26 4 2022 Vira Vida 14turma Foto Victor Hugo Pessoa Capa4Para a execução da 14ª turma, foi assinado um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, no valor de R$ 3,8 milhões, destinados por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que direciona recursos públicos ao projeto desde 2016.

O perfil dos alunos assistidos pelo programa inclui vítimas de violência sexual, que tenham defasagem de série e idade e histórico de evasão escolar e/ou de repetência, estejam inseridos em famílias com vínculos fragilizados ou rompidos e não tenham dependência química.

“O símbolo do Vira Vida é uma borboleta, que remete perfeitamente a metamorfose pela qual os participantes passam. Eles vêm de uma realidade dura e triste e saem de cabeça erguida, sendo protagonistas da própria história”, afirmou, emocionada, a conselheira tutelar da Estrutural Irene Nascimento.

Também participaram da cerimônia de abertura do processo de inserção a coordenadora de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Kátia Lisboa, a coordenadora de Suporte Operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Alline Caldas, e a psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF Daniella Pimenta.

Histórico
O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender rapazes e moças em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o projeto desde 2009 e já formou 574 jovens, de 15 a 21 anos, em 13 turmas. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2