Atletas do Sesi-DF representarão o Brasil em competição internacional

10 05 22 Equipe de Ginástica Rítmica do Sesi Sesi Taguatinga Foto Marcos Gomes 1 4Três quilos e seiscentos gramas. Esse é o peso total dos collants usados por seis atletas de ginástica rítmica que representam o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) em competições regionais e nacionais do esporte. Nesta quarta-feira, 11 de maio, elas embarcaram para a França para participar da Gymnasiade 2022. Além de carregarem consigo os uniformes de competição, que têm, cada um, 600 gramas e de três a cinco mil pedras brilhosas, há um peso ainda maior: o de representar o Brasil em prova de conjunto com o aparelho arco.

“É muito gratificante saber que estou entre as melhores para representar o País”, conta, empolgada, a ginasta Milena de Carvalho (foto), de 17 anos. A Gymnasiade é o maior evento internacional multiesportivo e educacional para estudantes de 16 a 18 anos. Esta, que será a 19ª edição, ocorrerá de 14 a 22 de maio, na região francesa da Normandia.

A vaga da equipe para a competição foi conquistada em março, em Aracaju (SE), durante seletiva da Confederação Brasileira do Desporto Escolar. Na disputa, elas representaram o Distrito Federal na categoria e concorreram com outros sete grupos dos estados da Bahia, de Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, de São Paulo e de Sergipe.

Além de Milena de Carvalho, fazem parte da equipe as atletas Ana Júlia Borges, Beatriz Magalhães, Beatriz Maria Lima Gomes, Louise Porto Farias e Luiza Brocco. Na viagem, elas são acompanhadas pela técnica Odalis Valerino.

Cubana naturalizada brasileira, Odalis iniciou no esporte com oito anos de idade. Hoje, aos 59, relembra quando competiu na Europa pelo país natal e faz conexão com a viagem desta semana. “Fui para a França em 1983 como atleta da seleção cubana e competi em exercício de conjunto. Agora, a história se repete e volto para a França, também para um campeonato mundial, em exercício de conjunto, mas como técnica. Para mim, é muito emocionante!”, destaca.

10 05 22 Equipe de Ginástica Rítmica do Sesi Sesi Taguatinga Foto Marcos Gomes 1 3

Odalis é coordenadora-técnica da Escola Brasiliense de Ginástica Rítmica, que tem parceria com o Sesi-DF e utiliza o ginásio do Sesi Taguatinga para aulas. Na parceria, a escola representa a instituição em competições locais e nacionais.

Durante os treinos, a técnica reforça à equipe sobre a importância do comprometimento de cada integrante. “Vínhamos representando o Sesi-DF e nossa escola, mas agora vamos carregar em nosso peito a bandeira do Brasil. Converso com elas no dia a dia sobre a responsabilidade, que agora é maior, e estamos treinando arduamente para representarmos muito bem nosso País.”

Quem também está orgulhosa pela classificação para a Gymnasiade é Camila Rodrigues, que, com Odalis, treina a equipe. “É uma realização muito grande para a gente. Formar uma ginasta é um trabalho a longo prazo. Esse é um momento de muita alegria, de felicidade plena”, comemora. Ela não viajou com o grupo, mas, mesmo a distância, promete torcida: “Estarei com o coração lá na França, assim como quando elas foram para Aracaju e eu me fiz presente com toda a minha energia”.

Venha treinar com o Sesi-DF
O Sesi-DF oferece diversas atividades esportivas e culturais para alunos das três escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga) e para a comunidade em geral. A faixa etária varia de acordo com a modalidade e a unidade, mas há atividades para crianças, adultos e idosos, nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

Para mais informações, os interessados podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Atletas do Sesi-DF representarão o Brasil em competição internacional
 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2