Sesi-DF promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 28 Junho 2022 18:21
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Por isso, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu uma série de ações em prol dessa sensibilização.
Na terça-feira, 7 de junho, na Rodoviária do Plano Piloto, estudantes da instituição participaram da programação da Semana do Meio Ambiente do governo local. As alunas da 3ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Sobradinho Ana Carolina Cardoso, de 17 anos, e Ester Montenegro, de 18 anos, abriram o evento com canções que remetem à temática, como Planeta Água, composta por Guilherme Arantes. As duas estão entre os vencedores do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria, promovido no fim do ano.
"É por meio da música que as pessoas transmitem mensagens, que até facilitam o entendimento sobre algum assunto", disse Ana. "Envolver a arte no cuidado com a natureza é maravilhoso", completou Ester. Na interpretação, as estudantes foram acompanhadas pelos professores do Sesi Taguatinga Leonardo Gomes, do itinerário de Linguagens e suas Tecnologias, e Tico Laurindo, que dá aulas de atividades culturais.
A ação do governo contou ainda com intervenções teatrais, orientações sobre a correta separação dos resíduos sólidos e o funcionamento do aplicativo SLU Coleta DF, espaço para o descarte de lixo eletroeletrônico e palestras sobre o ciclo da água, além da exibição de carros elétricos.
"A iniciativa é voltada à conscientização socioambiental, pois acreditamos que a população deve entender o quão benéfico é cuidar do planeta. Viemos para a área central da cidade justamente para atingir um número maior de pessoas", explica a gerente de Implementação da Política de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente do DF, Maria Fernanda Teixeira.
Escolas do Sesi-DF
Uma só Terra: Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza foi o tema que a ONU definiu para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano. De 30 de maio a 2 de junho, as escolas da Rede Sesi-DF de Educação promoveram ao menos um dia com atividades lúdicas fora das salas de aula. A temática foi aplicada em palestras, oficinas, mostras poéticas, desfiles, apresentações de trabalhos escolares e em concurso de redação.
No Sesi Gama, houve também uma caminhada ecológica ao Parque Urbano e Vivencial da região para recolhimento de lixo com os alunos do turno matutino do 9º ano do Ensino Fundamental. “Fiquei chateado ao ver o local com tanto lixo. Há lixeiras em todo o parque, e mesmo assim ainda jogam no chão. Eu espero que as pessoas que nos viram tendo a atitude de limpar o parque façam o mesmo, pois todos têm de contribuir e cuidar da nossa cidade”, disse o estudante Caio César, de 14 anos.
Uma turma da 1ª série do Novo Ensino Médio montou um simulador de floresta. Com o apoio da equipe de manutenção da escola, eles criaram uma estrutura com folhagens, galhos e climatizador. Os participantes tinham de entrar no espaço com olhos vendados e deixar que a audição, o olfato e o tato os guiassem. “O grupo teve de estudar sobre biomas, impactos ambientais, uso de composteira e reciclagem. Propus um projeto para ser exposto a outros colegas e, a partir disso, fomos dando forma à ideia. Juntamos teoria e prática, o que possibilitou novas habilidades e trabalho em equipe. Minha avaliação é que os jovens conseguiram entender melhor o conteúdo didático e ainda compartilharam o aprendizado. Isso é enriquecedor”, afirma o professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Wyldyney Lemos.
![]() |
![]() |
![]() |
O Sesi Sobradinho organizou um plantio de mudas frutíferas na área da escola. Durante a ação, foi debatida a importância da vegetação para a estabilidade do meio ambiente e foram expostas técnicas de cultivo. Também foi feita uma feira de troca sustentável, na qual os estudantes levaram itens que já não utilizavam e pegaram de volta algo que poderia ser usado no dia a dia. Economia solidária, consumo consciente e reutilização foram os assuntos abordados.
“A escola nos educa e nosso papel como cidadão é levar isso para fora. Resumidamente, tudo que aprendemos nessa semana nos mostra que devemos mudar nosso comportamento com o planeta para que haja sustentabilidade de verdade”, contou Pedro Antônio Sampaio, de 15 anos, da 1ª série do Novo Ensino Médio.
Já o Sesi Taguatinga realizou uma série de apresentações culturais com momentos de música, paródia e desfile de roupas feitas com materiais reciclados. “Em conjunto, a turma discutiu sobre reciclagem. A partir disso, pensamos o que poderíamos criar e passamos a desenhar as peças. Depois, confeccionamos e montamos os looks”, explica Ana Júlia Pereira, de 14 anos, da 1ª série do Novo Ensino. “Aprendemos a aproveitar materiais e a não replicar ações que prejudiquem o meio ambiente.”
Houve ainda palestras com as temáticas: Por Que as Abelhas São Importantes Para o Meio Ambiente e a Vida do Homem; Nanotecnologia — Inovação e Sustentabilidade; Plantas Alimentícias Não Convencionais e Ambiente-se: Um Cuidar Pela Vida.