Semana pedagógica do Sesi-DF aborda autoconhecimento em palestras
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 01 Agosto 2022 16:34
Com o tema Cuidando de Quem Cuida, as equipes pedagógicas das três escolas da Rede Sesi-DF de Educação reuniram-se na segunda-feira, 18 de julho, para as atividades de início do segundo semestre letivo de 2022. O encontro ocorreu na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).
Durante todo o dia, os profissionais participaram de duas palestras. Pela manhã, a Promovendo o Autoconhecimento dos Educadores e, à tarde, Práticas Para Apoiar nos Relacionamentos em Sala de Aula.
“Esse é um momento de desejar as boas-vindas e de trabalhar com aqueles que estão diretamente ligados aos alunos, para que eles possam se desenvolver enquanto pessoas e enquanto profissionais e saber contribuir da melhor forma nas práticas pedagógicas junto aos estudantes”, destaca a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.
Os encontros de segunda-feira foram conduzidos por consultores que trataram de tópicos da psicologia aplicada ao processo educacional. O documento Reimaginar Nossos Futuros Juntos: Um Novo Contrato Social para a Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi base para parte das oficinas.
Em uma das atividades propostas, a equipe foi dividida em duplas para um exercício de escuta em seis etapas, que envolviam os atos de falar, ouvir e silenciar para refletir sobre a fala do outro.
“Os alunos vêm com muitas emoções e sentimentos e muitas vezes não dão conta de nomear e expressar o que estão sentindo”, explica a consultora Vanildes Santos, que é especialista em Adolescência e Juventude pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). “É importante ajudar os educandos a se compreenderem e a compreenderem seus sentimentos, e que eles tenham alguém que os escute sem pré-julgamentos. Só conseguimos fazer isso se dermos conta de fazer isso com nós mesmos. Então, por isso, a gente está trabalhando com os professores para que, a partir disso, eles possam trabalhar com os estudantes”, completa.
O pedagogo e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília José Ivaldo Lucena acompanhou Vanildes na formação dessa segunda. Para ele, o diálogo contribui para que alunos e educadores se percebam como parceiros de caminhada. “Neste processo de ensino e de aprendizagem que ocorre ao longo da vida, o ponto inicial é na escola básica”, avalia.
Um dos participantes foi a professora de Educação Física do Sesi Gama Amanda Araújo. Há oito anos na instituição, ela percebe que encontros como esse pós-recesso são fundamentais para reconectar as equipes.
“Aproveitamos o momento para trocar experiências. Embora muitas vezes a gente consiga fazer isso na sala dos professores, este momento com profissionais das outras escolas que não têm as mesmas turmas que as nossas nos trazem luz sobre como a gente pode trabalhar determinadas situações com uma turma ou com um aluno”, analisa.
Nesta terça-feira, 19 de julho, as atividades ocorrem em cada unidade — Gama, Sobradinho e Taguatinga —, com ações de planejamento escolar. O retorno dos alunos às salas de aula será na quarta, 20 de julho.