Sesi-DF leva palestra sobre ESG a empregados da Caesb

Workshop SST FotoMoacirEvangelista26082022O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu nesta sexta-feira, 26 de agosto, o segundo workshop Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria. Desta vez, o público foram técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

No encontro, que ocorreu em auditório da companhia em Águas Claras, foi debatida a importância de analisar fatores ambientais, sociais e de governança nas empresas, que se apresentam como ESG — termo em inglês para environmental, social e governance. A expressão surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas em parceria com o Banco Mundial.

A palestra foi ministrada pela engenheira química e especialista em Desenvolvimento Industrial no Departamento Nacional do Sesi Migliane Réus de Mello. De acordo com ela, a ideia ESG é integrar estratégias que permitam negócios mais duradouros e sustentáveis.

“Empresas não trabalham sem gerar lucro; precisam ter rendimento, pagar fornecedores e cumprir com suas obrigações. O que temos que fazer é com que o negócio se sustente nos pilares de sustentabilidade. Por isso, o olhar para o ambiental e para o social é tão importante”, destacou Migliane, que detalhou o tema a empregados da companhia e tirou dúvidas.

Para o diretor de Regulação e Meio Ambiente da Caesb, Haroldo Toti, palestras desse tipo contribuem para a atuação da empresa: “Nós precisamos entregar água de boa qualidade para a população do DF e cuidar do saneamento, o que a gente vem fazendo com orgulho. O Sesi nos auxilia exatamente nesse nosso caminhar”.

Dos assuntos abordados no workshop estavam os princípios ESG: minimizar impactos negativos, potencializar impactos positivos e equacionar prejuízos já provocados. Migliane também apresentou estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o tema, publicado em junho deste ano.

A consulta elencou, entre outros dados, cinco critérios mais relevantes para as organizações em cada um dos três pilares ESG. No pilar meio ambiente, gestão de resíduos está no topo, com 88,3%; no social, saúde e segurança lidera com 90,4% e, em governança, código de conduta ética aparece com 85,1%. Cem empresas foram entrevistadas para a amostra, incluindo grandes, médias, pequenas e micro.

Coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Claudia Pereira explica que, nos três pilares ESG, o Sesi está mais relacionado ao social. “O debate sobre ESG fortalece não só o que nós já praticamos hoje, que é a parte social, com ações de segurança, qualidade de vida e promoção à saúde, também entregas relacionadas ao meio ambiente do trabalho. Nosso foco é ter ambientes seguros e pessoas saudáveis.”

O Sesi-DF atende a Caesb com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Empresas interessadas em produtos e em serviços como esse podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

Workshop SST FotoMoacirEvangelista26082022Bate-papo com Migliane Réus de Mello, engenheira química e especialista em Desenvolvimento Industrial no Departamento Nacional do Sesi

Por que ESG está tão relacionado a uma nova era de negócios?

Essa nova era é como a empresa posiciona o próprio negócio. A sustentabilidade saiu só da área financeira e foi para a sustentabilidade ambiental e social. Muitas empresas precisam reorganizar seus negócios para serem sustentáveis a longo prazo. O mundo está mudando em vários aspectos e um negócio, para sobreviver nesta nova era, tem que começar a pensar de forma sustentável.

Por que é importante que funcionários e fornecedores estejam alinhados com esses ideais?

ESG é a estratégia do futuro. A gente olha para frente e diz: “Onde é que eu quero chegar? Para chegar lá, o que eu tenho que fazer agora? Como minimizo os impactos do passado?”. A gente diz que é uma economia de stakeholders, porque ESG olha para como que a empresa alcança valor e como todos os envolvidos também agregam valor ou percebem valor naquele negócio. Então, a percepção de negócio tem que ser boa para a empresa e para todas as partes interessadas.

Como o Sesi pode ajudar as empresas a entrar no contexto ESG?

O Sesi é o Serviço Social da Indústria. Então, atua fortemente no pilar social. Temos praticamente toda forma de suporte para a empresa nesse pilar, tanto com algumas soluções já prontas para que a empresa possa utilizar, como novas soluções diante das necessidades dos negócios. Essa é uma preocupação da CNI e, por isso, se desdobra nas estratégias das casas do Sistema Indústria.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens:
 

Sesi-DF leva palestra sobre ESG a empregados da Caesb

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2