Semifinalistas do Festival Sesi Música 2022 têm dia de ensaio técnico
- Detalhes
- Última Atualização: Domingo, 20 Novembro 2022 13:09
O auditório do Sesi Saúde Central Park, no Setor Comercial Norte, recebeu nesta terça-feira, 15 de novembro, os participantes do Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria. Os candidatos ensaiaram com a banda e foram orientados sobre arranjo de música e presença de palco.
Nesta edição, o concurso, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), conta com 30 semifinalistas. São 20 na categoria interpretação, em que os concorrentes interpretam músicas já gravadas por outros artistas; e 10 na de composições inéditas. Nos dois casos, são aceitas músicas brasileiras, cantadas e de qualquer época ou estilo.
“A iniciativa permite o acesso à vivência musical. É uma oportunidade de cantores de Brasília subirem ao palco e mostrarem o seu talento, seja interpretando uma canção, seja mostrando ao público algo autoral e inédito”, diz a colaboradora da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) Josiane Alves da Silva (foto à esquerda). Ela foi campeã da edição de 2021 na categoria interpretação e participa do festival pela quarta vez. “A música é uma segunda fonte de renda, mas posso afirmar que também é diversão e terapia. Estar em uma competição que preza pela cultura brasileira e na qual os colegas transmitem amor pela voz é fantástico.”
Estreante na mesma categoria que a veterana Josiane, a aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi/Senai Sobradinho Andressa Silva (foto à direita), de 16 anos, conta que o ânimo e o nervosismo se misturam. “A música está comigo desde muito cedo. Aprendi a cantar na igreja e de lá para cá sonho em me profissionalizar. Quero que isso aconteça de forma natural. Se não for para ser uma profissão, que eu cante então por prazer. Só de estar participando, já fico extremamente feliz, pois é a minha primeira vez em um concurso musical.”
Nos ensaios deste feriado, os cantores contaram ainda com dicas da coach vocal Larissa Vitorino sobre utilização do microfone e empostação e colocação da voz. “Sugeri algumas notas ou mudanças de outras, de acordo com os acordes. A ideia foi dar o máximo de informações para melhoria da apresentação, respeitando a individualidade de cada artista”, explicou a cantora.
O concurso
A primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também em 2009, 2010, 2011, 2014 e 2021.
O objetivo do festival é promover a cultura entre trabalhadores e empresários da indústria e seus dependentes, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País. A disputa também é aberta a empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos Departamentos Nacional e Regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi-DF e do Senai-DF e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também podem concorrer.
Neste ano, na fase preliminar, ou seja, de inscrição, foram selecionados 20 candidatos da categoria de interpretação de músicas já gravadas e 10 com composições inéditas. Na semifinal, serão selecionados 10 e 5 candidatos, respectivamente. Na final, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada categoria.
Na modalidade de interpretação, a comissão julgadora avaliará afinação, dicção, interpretação e ritmo. Na modalidade de composição (letra e música), os quesitos são harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia.
O primeiro colocado de cada categoria receberá um pacote turístico para João Pessoa (PB), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet. Os terceiros colocados levarão um teclado musical cada um. Todos os classificados para a semifinal receberão certificado de participação.
As semifinais, divididas por grupos A e B, ocorrerão em 18 e 19 de novembro, das 19 às 22 horas, em evento aberto ao público, no Sesi Saúde Central Park. Já a final está marcada para 26 de novembro, no Centro Cultural Sesi (Taguatinga Norte), em evento fechado.